Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano produz álcool para unidades de saúde de Senhor do Bonfim
Atualizado em 8 de fevereiro de 2023 às 12h18 | Publicado em 28 de abril de 2020 às 16h41
Compartilhe nas redes sociais:

O Campus Senhor do Bonfim do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) é mais uma unidade da instituição a unir forças ao combate à Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus e que já tem mais 66 mil casos confirmados no país. Na Bahia, já são mais de 2 mil, segundo a secretaria de saúde do estado.

Por meio de parceria firmada entre a direção do Campus Senhor do Bonfim, a prefeitura do município, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com o apoio de outros campi do IF Baiano, professores de química do campus estão produzindo álcool glicerinado a 80° GL que está sendo entregue a unidades de saúde. 

Segundo o diretor geral do Campus Bonfim, Alaécio Ribeiro, a iniciativa surgiu quando o Instituto foi procurado pela prefeitura municipal. “O IF Baiano demonstrou o interesse de imediato e buscou a parceria com a Uneb Campus VII e com os demais campi do IF Baiano. O Campus Catu fez o empréstimo de alguns equipamentos de laboratório, bem como alguns componentes e reagentes para a produção”, contou.

Equipe formada por professores do IF Baiano e colaboradores da prefeitura de Senhor do Bonfim produz álcool glicerinado nos laboratórios do IF Baiano.

Contando com essa rede de apoio, a equipe técnica, formada pelos professores da área de química, Airam Santos, Juraci Santos e Domingos Malta, já produziu, nos laboratórios do IF Baiano, 60 frascos de 500ml de álcool, totalizando 30 litros. Os destinos do primeiro lote da produção foram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Hospital Dom Antonio Monteiro e postos de saúde do município. 

Primeiro lote de 30 litros de álcool já foi produzido e entregue a unidades de saúde.

Iniciada na última semana, a ação continua pelos próximos dias, até atingir a marca de 500 litros de álcool glicerinado a 80° GL produzidos e entregues. De acordo com o professor de química, Juracir Santos, a opção pela produção de álcool glicerinado, em vez do álcool em gel, se deve aos valores elevados e dificuldade da obtenção no mercado das matérias primas necessárias a fabricação do álcool em gel. “Então, a OMS, trouxe esse produto como uma alternativa para o uso do álcool em gel. Estamos produzindo o álcool etílico conforme a Farmacopeia Brasileira, à 80%, que é em torno de 72 GL”, explica o professor de química do Campus Senhor do Bonfim, Juracir Santos.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br