IF Baiano lança editais com vagas para Mestrado Profissional e Especialização
Atualizado em 17 de dezembro de 2020 às 14h07 | Publicado em 17 de dezembro de 2020 às 13h57

Mestrado Profissional em Ciências Ambientais oferta 16 vagas e Especialização em Ensino de Química e Física para o Ensino Médio oferta 30 vagas

A Especialização em Ensino de Química e Física para o Ensino Médio do Campus Senhor do Bonfim está com inscrições abertas até 04 de março, ofertando 30 vagas, sendo 18 para o Ensino de Química e 12 para o Ensino de Física. As inscrições são realizadas via formulário eletrônico e, além de consultar as informações em edital, os candidatos podem conferir um tutorial de inscrição via Youtube

Já as inscrições para o Mestrado Profissional em Ciências Ambientais (MPCA) do Campus Serrinha acontecerão entre 21 de dezembro de 2020 e 08 de fevereiro de 2021, através do e-mail prosselmpca2021@serrinha.ifbaiano.edu.br, para o qual os candidatos devem enviar a documentação exigida pelo edital

O Mestrado

A seleção para o MPCA conta com 16 vagas, destas, quatro são reservadas a candidatos negros (pretos ou pardos) e indígenas, e uma vaga é destinada a pessoas com deficiência. O Processo Seletivo possui duas etapas. A primeira, de caráter eliminatório, visa avaliar a proposta de pesquisa, enquanto a segunda, de caráter classificatório, avalia o histórico acadêmico e profissional do candidato.

O público-alvo do Programa de Mestrado são graduados em curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC, na área de Ciências Ambientais ou área correlata à área de concentração do curso pretendido ou ainda de área não relacionada diretamente ao curso pretendido, desde que apresentem plano de trabalho compatível com os objetivos do programa, conforme critério da Comissão de Seleção.

O Curso de Mestrado Profissional em Ciências Ambientais (MPCA), visa potencializar a qualificação de profissionais, conferindo competências para avaliação crítica, intervenção e resolução de problemas vinculados à área ambiental. Pretende-se entender a partir de uma visão integrada do saber, o funcionamento dos ecossistemas naturais para aperfeiçoar e gerar tecnologias capazes de resolver problemas sociais e/ou ambientais. Possui duas linhas de pesquisa: Manejo de Recursos Naturais e Tecnologias Socioambientais.

Para o coordenador geral de Pós-graduação, Eduardo Perovano Santana, o MPCA é uma oportunidade rara, não só para os alunos do Território do Sisal, mas para toda a Bahia, uma vez que há orientadores de diversos campi. “A seleção é para a composição da segunda turma e esperamos pessoas com vontade de inovar e aprimorar seus conhecimentos. O corpo docente é composto de doutores com grande experiência na área e vontade de construir junto aos orientados novas tecnologias e conhecimentos”, afirma.

Acesse mais informações sobre a seleção aqui.

A Especialização

O curso tem como objetivo geral promover o aprimoramento teórico, prático e metodológico de licenciados dos cursos de Ciências e/ou professores de Química ou Física para o desenvolvimento e aplicação de estratégias didáticas inovadoras, contextualizadas e em perspectiva interdisciplinar no Ensino Médio.

O público-alvo do curso são os licenciados em Química, Física, Biologia, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Agrárias, Ciências da Computação e professores graduados em outras áreas de atuação que comprovadamente lecionam Química ou Física em instituições de ensino da rede pública ou privada, atuando em espaços formais e/ou não-formais de educação, desde que sejam portadores de diploma de nível superior, reconhecido pelo MEC.

A seleção é constituída por três etapas: análise das propostas, etapa eliminatória e classificatória; análise do currículo, apenas classificatória; e entrevista, eliminatória e classificatória.

Para Perovano, o curso de Especialização em Ensino de Química e Física é uma oportunidade excelente para a formação continuada de professores do Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru. “Nossos docentes são qualificados e a gestão é preocupada com o bom andamento do curso. A grade nova aborda diversos pontos atualizados e sabemos que será um sucesso. O curso é gratuito, público e de excelência, esperamos um público animado, que queira mais e que deseje progredir como docente”, comenta o coordenador geral de Pós-graduação.

Saiba mais detalhes da seleção aqui e, em caso de dúvidas, entre em contato com a coordenação do curso através do e-mail  posquifis@bonfim.ifbaiano.edu.br.