Início do Menu

Notícias Anteriores

Campus Bom Jesus da Lapa realiza pesquisa de opinião
Categorias: Ensino |

Foi realizada, no período de 17 de março a 1 de junho, uma pesquisa de opinião na região de Bom Jesus da Lapa, promovida pelo campus do IFBaiano. A pesquisa sondou quais são os cursos técnicos e superiores que poderão ser oferecidos pelo campus Bom Jesus da Lapa e que contemplem as necessidades da região.

O procedimento de coleta foi realizado com a participação dos professores e alunos do IFBaiano. Para participar da aplicação dos questionários, os alunos assistiram a um treinamento no qual foi possível que todas as dúvidas sobre a pesquisa de campo fossem esclarecidas.

A pesquisa, que começou em Bom Jesus da Lapa, foi realizada em mais seis localidades: Riacho de  Santana, Santa Maria da Vitória, São Félix do Coribe, Paratinga, Sítio do Mato e Serra do Ramalho.Faixa Etária dos Entrevistados

Resultados – Foram aplicados 1707 questionários, com 11 questões, sendo cinco destinas a descrever o perfil básico do entrevistado (sexo, faixa etária, escolaridade e profissão) e as outras seis, direcionadas à escolha de cursos técnicos e superiores. Dos entrevistados, 44% são do sexo masculino e 56% do sexo feminino. Com relação à faixa etária, a maioria dos cursotecentrevistados (49%) tem entre 14 e 20 anos.

O curso Técnico em Agricultura recebeu o maior percentual (16%), o que já era esperado, visto que agricultura é umas das atividades predominantes na economia da região. O segundo colocado foi o curso Técnico de Desenho e Construção Civil -Edificações (15%) e o terceiro, Turismo e Hotelaria (10%) que teve expressiva votação do município de Bom Jesus da Lapa, onde o turismo exerce forte papel na economia devido aos períodos de festa religiosa.

Sobre os cursos superiores observou-se uma acentuada preferência por Engenharia Civil (44%) e Tecnólogo em Informática (42%). Entre os cursos de licenciatura, Matemática foi o mais apontado na pesquisa (30%) e Física obteve o menor percentual (20%).

O resultado da pesquisa será socializado através de audiência pública no segundo semestre deste ano.LicenciaturasCursos Superiores

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano

CNPJ: 10.724.903/0001-79 Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador-BA CEP: 41720-052 | Telefone: (71) 3186-0011/ 0011 Reitor: Geovane Barbosa do Nascimento E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br / faleconosco@ifbaiano.edu.br