IF Baiano e Secretaria de Educação da Bahia planejam parcerias em todo o estado
Atualizado em 15 de fevereiro de 2023 às 22h21 | Publicado em 15 de fevereiro de 2023 às 18h27

A manhã da última quinta-feira, 9, foi de diálogo entre o Instituto Federal Baiano e o Governo do Estado da Bahia, por meio da Superintendência de Educação Profissionalizante e Tecnológica, vinculada à Secretaria de Educação (SUPROT/SEC). A reunião foi realizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

O encontro teve como foco a construção de possíveis parcerias entre o Instituto e o Governo da Bahia, de forma a beneficiar tanto os estudantes das escolas estaduais quanto do instituto federal. O ponto de intersecção passa pelo interesse no fortalecimento da educação tecnológica em toda a Bahia. Outra pauta foi o estudo de um plano de ação para o uso do Centro de Referência 2 de Julho, localizado em Salvador.

Participaram da reunião a pró-reitora de Extensão, Calila Teixeira; o pró-reitor de Planejamento, Leonardo Carneiro; a pró-reitora de Ensino, Kátia Vilela; a coordenadora geral de Pós-graduação, Fernanda Alves; o assessor especial da Reitoria, Rodney Barbosa; a diretora geral do Campus Catu, Geórgia Silva; e a diretora acadêmica do Campus Catu, Elizete Leal. A comitiva foi recebida pelo superintendente de Educação Profissionalizante e Tecnológica, Ezequiel Westphal.

Expectativas e encaminhamentos

Para o superintendente, “ter duas instituições respeitadas e consolidadas – uma secretaria da educação e um instituto federal – é muito bacana. E isso vai proporcionar à comunidade maiores oportunidades de cursos técnicos e superiores, além da ampliação da iniciação científica e extensão”.

A intenção é fortalecer a educação pública e gratuita, também com a perspectiva de expandir a educação profissional em todo o estado baiano. “Quem ganha com isso é a população, os estudantes e os professores”, completou Ezequiel, que garantiu o empenho da secretária de Educação do Estado, Adélia Pinheiro.

Ezequiel Westphal, superintendente de Educação Profissionalizante e Tecnológica | Secretaria de Educação do Estado da Bahia

A comitiva do IF Baiano se colocou à disposição para contribuir com a qualificação dos professores da rede estadual e implementar atividades de extensão nas comunidades dos entornos dos campi. Em contrapartida, a Superintendência de Educação Profissionalizante e Tecnológica se comprometeu a estudar as demandas de estrutura apresentadas pelo Instituto e como participar do seu melhoramento.

“Saímos com várias possibilidades de realização de projetos de extensão, pesquisa e parcerias, utilizando espaços comuns tanto das nossas unidades quanto das unidades de EPT [Educação Profissional e Tecnológica] do estado”, avaliou Calila Teixeira. Ela citou, também, a possibilidade de “realização de cursos para formação de professores, cursos de formação inicial e continuada e pós-graduações para atendimento de demandas específicas da região”.

O encontro rendeu, ainda, uma visita técnica agendada para o dia 2 de março, no Centro de Referência 2 de Julho. Lá, as comitivas estudarão o uso do local e o possível melhoramento das estruturas físicas. Enquanto isso, Superintendência e Instituto acordaram em mapear seus espaços de atuação e como poderão promover a proximidade entre Rede Federal e Secretaria de Educação.