Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Parceria: Receita Federal destina itens ao IF Baiano
Atualizado em 10 de julho de 2023 às 11h34 | Publicado em 10 de julho de 2023 às 11h34
Compartilhe nas redes sociais:

O IF Baiano, através de uma parceria com a Receita Federal, acaba de receber duas caminhonetes, alguns pneus para caminhões e arames lisos e farpados. A parceria firmada garantirá uma série de doações não apenas de itens para infraestrutura e manutenção, mas também instrumentos de apoio pedagógico e insumos para pesquisas.

A Receita Federal é a entidade que fiscaliza a entrada e saída de mercadorias, em aeroportos e fronteiras, cobrando as taxas que lhe são correspondentes: as taxas aduaneiras. Em sua atuação contra crimes aduaneiros, ela acaba apreendendo mercadorias. Essas mercadorias possuem três formas de destinação: leilão, destruição e  doação à órgãos públicos e Organização Civil sem fins lucrativos. 

Após articulação entre a Reitoria do IF Baiano e a Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil na 1ª Região Fiscal, o Instituto iniciou a parceria para destinação de itens apreendidos. O Auditor-Fiscal Paulo Faria Marques, chefe da Divisão de Programação e Logística, explica que, em 2022, a superintendência foi procurada pelo IF Baiano, que apresentou seus projetos e necessidades. “Vimos a oportunidade de poder atender parte dessa demanda por meio de doação de mercadorias apreendidas. O universo de mercadorias e veículos apreendidos é bem vasto, assim podemos atender necessidades nas áreas de manutenção, transporte, e mesmo pedagógico, como eletrônicos, tablets, computadores, notebooks, smartphones, insumos para pesquisas, como o tabaco e outros”, explica o auditor. 

O assessor especial do Reitor Rodney Barbosa, o auditor fiscal Paulo Faria Marques e o Reitor Aécio José Duarte em encontro para tratar da parceria

Para o chefe da Divisão de Programação de Logística, as vantagens dessa parceria são muitas para as duas partes e principalmente para a sociedade: “para o Instituto, que pode ser atendido de forma mais célere, sem se preocupar com as questões orçamentárias, sempre bem escassas; para a RFB, que tem acelerado o fluxo de estoques nos depósitos, liberando espaço para nossas apreensões; e para a sociedade que usufruirá das mercadorias destinadas nos campus do Instituto e também dos resultados das pesquisas de alguns produtos”.

Paulo conta que o IF Baiano receberá doações de insumos derivados da apreensão de cigarros. O cigarro, que à primeira vista é prejudicial ao meio ambiente, quando apreendido pela receita, desmontado e doado para instituições de pesquisas pode ser transformado em insumos para pesquisas e ter utilização sustentável.

Entre as próximas doações que o IF Baiano irá receber da Receita estão o tabaco, para geração de adubo orgânico, e o filtro do cigarro para utilização em pesquisas.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br