Abertura dos Jogos Estudantis do IF Baiano é marcada por show de som, luz e empolgação dos mais de seiscentos estudantes envolvidos
Atualizado em 23 de agosto de 2023 às 19h00 | Publicado em 23 de agosto de 2023 às 18h56
Abertura dos Jogos Estudantis do IF Baiano em Guanambi

O ginásio de esportes de Guanambi, no sudoeste baiano, foi palco da abertura dos Jogos Estudantis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (JEIF/IF Baiano), um evento que reuniu quase mil pessoas, entre estudantes, professores, técnicos administrativos, terceirizados e membros da comunidade local. A festa de abertura, realizada na noite da última terça-feira, 22, foi marcada pelo show de luz, som e pela empolgação dos estudantes que lotaram as arquibancadas e desfilaram representando as 14 delegações.

Desfile das delegações

O evento contou com a participação de diversas autoridades, entre elas o Reitor do IF Baiano, Aécio José Passos Duarte, o diretor geral do campus Guanambi, Carlito José de Barros Filho, o presidente da comissão dos jogos, Ariomar Rodrigues, e o secretário de cultura, esporte e lazer de Guanambi, Victor Boa Sorte. Também estiveram presentes pró-reitores e diretores sistêmicos do IF Baiano. A cerimônia foi conduzida pela jornalista e mestre de cerimônias Dayana Rubem.

Aécio José Passos Duarte, reitor do IF Baiano, Victor Boa Sorte, secretário de cultura, esporte e lazes, Carlito Barros Filho, diretor do campus Guanambi, e Ariomar Rodrigues, presidente da comissão do JEIF (da esquerda para direita).

A abertura foi marcada pela grandiosidade da produção, com um telão de mais de 300 metros quadrados, que, além de vídeos com conteúdos da festa, compartilhou fotos instantâneas do público presente. A programação contou, ainda, com desfile das delegações de todos os campi, a corrida da tocha, o acendimento da pira e o juramento dos atletas e árbitros, além de uma homenagem especial ao servidor aposentado Joel Alves de Brito, do campus Guanambi. Joel, mesmo após sua aposentadoria, continua desempenhando um papel fundamental no esporte, sendo treinador voluntário do time de futsal feminino de servidoras do campus nos finais de semana. Sua dedicação é uma inspiração não apenas para seus colegas, mas também para toda a comunidade municipal.

As competições do JEIF vão até o dia 28 de agosto, com a disputa de Futebol Society (Fut 7), Futsal, Handebol, Voleibol, Basquetebol, Tênis de Mesa, Xadrez, Atletismo, Vôlei de Praia e Natação. Estudantes dos campi de Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Catu, Governador Mangabeira, Itaberaba, Itapetinga, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Uruçuca, Valença, Xique-Xique e o campus anfitrião de Guanambi participarão das disputas.

Os Jogos Estudantis do IF Baiano representam um marco importante no processo formativo dos estudantes, promovendo a prática esportiva, a competição saudável e a interação entre os campi. Através da realização deste evento, o Instituto reafirma seu compromisso com a educação integral e a formação de cidadãos mais completos e preparados para os desafios do futuro.

Para mais informações e resultados atualizados, basta acessar o site dos jogos em: jogos.ifbaiano.edu.br e seguir o @ifbaiano no Instagram.