Programa Pé-de-Meia: estudantes já podem consultar se estão na lista dos contemplados
Atualizado em 22 de março de 2024 às 11h19 | Publicado em 21 de março de 2024 às 11h32

O Ministério da Educação – MEC disponibilizou, nesta quarta-feira (20/03), o aplicativo Jornada do Estudante para que os inscritos no Programa Pé-de-Meia possam consultar informações referentes à sua participação.

Através do aplicativo o aluno também obtém informações sobre os canais de atendimento, regras do programa, calendário e situação de pagamento.

É importante destacar que, nesse primeiro momento, a lista de beneficiários do Pé-de-Meia não é definitiva, tendo em vista que as informações enviadas pelas redes de ensino ainda estão sendo processadas pela Caixa Econômica Federal, o que poderá resultar na inclusão de novos estudantes no Programa.

O primeiro pagamento aos estudantes elegíveis está previsto para 26 de março, conforme mês de nascimento: 26/03 (nascidos em Jan/Fev); 27/03 (nascidos em Mar/Abr); 28/03 (nascidos em Mai/Jun); 01/04 (nascidos em Jul/Ago); 02/04 (nascidos em Set/Out); 03/04 (nascidos em Nov/Dez).

Clique aqui e saiba como baixar https://www.gov.br/mec/pt-br/jornadadoestudante.

“O programa é de grande relevância para os nossos estudantes, principalmente, se considerarmos que quase 70% do alunado se encontra em situação de vulnerabilidade socioeconômica, conforme dados coletados em relatórios da Assistência Estudantil de 2022. Essa condição, na maioria das vezes, se torna impeditivo para a permanência do discente na Instituição e conclusão do curso de forma exitosa. É importante também ressaltar que ao concluir o ensino médio, o estudante amplia sua possibilidade de ingresso no mercado de trabalho e pode alcançar outros níveis de ensino”, explica Elane Neves, diretora substituta de Assuntos Estudantis.

Sobre o Programa Pé-de-Meia

O Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, que visa promover a permanência e conclusão escolar. Tem como público-alvo estudantes matriculados no ensino médio público, que possuem entre 14 e 24 anos de idade, cujas famílias estão inscritas no Programa Bolsa Família.

O programa prevê o pagamento de incentivo mensal de R$ 200, que podem ser sacados em qualquer momento, mais depósitos de R$ 1.000 ao final de cada ano concluído, podendo ser retirado ao término do ensino médio. Considerando as parcelas de incentivo, os depósitos anuais e o adicional de R$ 200 pela participação no Enem, os valores chegam a R$ 9.200 por aluno.

Fonte: MEC