Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano apoia o Outubro Rosa
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 10h32 | Publicado em 7 de outubro de 2016 às 09h05

Palestra sobre o assunto está marcada para o dia 25, na Reitoria

imagem-blog-outubro-rosa-2

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – INCA -, no Brasil, são esperados mais de 57 mil novos casos de câncer de mama, em 2016. É neste mês de outubro, que a campanha de prevenção à doença ganha força, através do engajamento e compartilhamento de informações para que as pessoas procurem os serviços de diagnósticos e de tratamento.

E o IF Baiano aderiu a campanha, trazendo a proposta de iluminação rosa, divulgação de informações e decoração com as cores da campanha, além de palestra com especialista no assunto. Na Reitoria do Instituto, está marcada uma palestra para o dia 25, que será transmitida para os Campi, via Webconferência.

A participação dos servidores é fundamental, no sentido de compartilhar informações sobre o assunto e promover a conscientização para uma detecção precoce da doença. “Pedimos a todos os servidores que participem ativamente das ações propostas, que se informem e nos ajude a divulgar informações gerais sobre o câncer de mama no ambiente familiar e com amigos”, disse Marco Túlio Souza, chefe do Núcleo de Promoção de Saúde do IF Baiano.

Marco considera fundamental levantar este tema na comunidade acadêmica. “Além de campanhas preventivas e educativas que visam a melhoria da Qualidade de Vida dos servidores, realiza-se os exames médicos periódicos e a mamografia para todas as servidoras acima de 50 anos”, afirmou Marco. Já a médica perita do IF Baiano, Indira Oliveira, lembrou que nesta faixa etária, entre 50 a 69 anos, a mamografia é solicitada mesmo que o autoexame e o exame ginecológico não apresentem alterações.

Já a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e a Sociedade Brasileira de Mastologia recomendam a mamografia a partir dos 40 anos, para população de risco habitual. “Para todas mulheres, dentro ou fora dessa faixa etária, existe a recomendação de realizar o autoexame das mamas regularmente, além da avaliação ginecológica realizada em consulta, quando oportuna”, alertou Indira.

De acordo com o INCA, nos homens, a incidência é de 1% do total de casos diagnosticados. Indira explica que não existe protocolo específico para os casos de câncer de mama em homens e o diagnóstico é feito após suspeita clínica, geralmente, após detecção de nódulo mamário, descarga papilar espontânea ou necrose.

Outro alerta é também para as estudantes do IF Baiano. Embora a idade seja um dos principais fatores de risco para doença nas mulheres (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos, conforme o INCA), há os fatores ambientais, comportamentais, história reprodutiva e hormonal, além de fatores genéticos e hereditários.

Apesar da recomendação do Ministério da Saúde ser de rastreio universal para mulheres entre 50-69 anos, bianualmente, temos que ressaltar que fora dessa faixa também existe o risco de câncer de mama e, em geral, quanto mais precoce surge a neoplasia, tão mais agressivo se apresenta o tumor, reforçando a necessidade de rastreio mais precoce como recomendam outras sociedades”, alertou a médica perita do IF Baiano, Indira Oliveira.

A coordenadora geral de Assistência Estudantil do IF Baiano, Jamile do Sacramento, lembra que a assistência estudantil está aberta para ser um elo com a família, a comunidade e instituições que dão suporte adequado nestes casos específicos. “No IF Baiano, temos uma equipe multidisciplinar que atua nos campi com o acolhimento, encaminhamento para Rede Pública de Saúde e projetos que são desenvolvidos pelos profissionais de saúde na área de prevenção”, afirmou.

Jamile ainda convoca as mulheres do IF Baiano a se unir ao Outubro Rosa e se cuidar. “O autoexame é muito importante para detectamos o câncer de mama. Devemos também incentivar nossas mães, tias, irmãs, vizinhas, amigas para realizar o exame. Juntas, somos mais fortes”, finalizou.

Teste: O que você sabe sobre o câncer?

Como se prevenir

  • Praticar atividade física regularmente;.
  • Alimentar-se de forma saudável;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Amamentar

Sinais e Sintomas

  • Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido dos mamilos

(Fonte: INCA)

Saiba mais:http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/outubro-rosa.asp

http://outubrorosa.org.br/

http://www.oncoguia.org.br/cancer-home/cancer-de-mama-em-homens/71/547

 

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br