Início do Menu

Notícias Anteriores



Início do conteúdo
Câmara de Educação no Campo do Conif se reúne no IF Baiano
Categorias: CONIF |

10/06/2014 às 11:40

A Câmara de Educação no Campo do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Conif) está reunida na Reitoria do IF Baiano. O encontro que começou na manhã de ontem prossegue até esta quarta-feira, 11.

Entre os temas abordados, os reitores discutem meios para disseminar e fortalecer a extensão rural, através do estudo sobre a possibilidade de um convênio com a Agência Nacional de Extensão Rural. Também está em dicussão um convênio a ser assinado entre a Embrapa, o Conif e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) que possibilitará formação no nível de especialização técnica aos egressos dos cursos técnicos das áreas agrícolas.

De acordo com o coordenador da Câmara de Educação no Campo, Vicente de Almeida, “este convênio prevê a disponibilização do acervo técnico da Embrapa aos estudantes da Rede Federal e a participação da Embrapa nos cursos de pós-graduação dos IFs, além de disseminar as pesquisas de interesse realizadas pela empresa, levando este conheceimento ao homem do campo”.

Outro objetivo da vinda dos membros da Câmara é conhecer a cooperação do IF Baiano e do IFBA com países da África. “O objetivo é estudar a possibilidade de levar este convênio de cooperação agropecuária para toda a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica”, afirmou Vicente.

Outros pontos da pauta são a discussão sobre os critérios para o fortalecimento do Fórum para Educação no Campo e a elaboração de uma publicação para a Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais. O reitor do Instituto Federal Catarinense, Francisco José Sobral, explicou que é uma oportunidade para disseminar as experiências dos institutos no que se refere a democratização da Educação Superior, além de possibilitar a reflexão sobre uma nova significação do Ensino Agrícola em diálogo com os movimentos sociais. Para o reitor do IF Baiano, Geovane do Nascimento, a publicação vai “divulgar e fortalecer a nossa identidade”.

Câmara de Educação no Campo – Vinculada ao Conif, trata de todas as ações que envolvam o ensino agrícola na Rede Federal. É composta por cinco de reitores dos Institutos Federais com vocação para atividades relacionadas ao campo:
IF Baiano – Reitor Geovane Barbosa do Nascimento
IF Goiano – Reitor Vicente Pereira de Almeida (Coordenador da Câmara)
IF Catarinense – Reitor Francisco José Montório Sobral
IF Sertão Pernambucano – Reitor Ivanildo José da Silva
IF Tocantins – Reitor Francisco Nairton do Nascimento
IF Sul-Rio-Grandense – Reitor Marcelo Bender Machado, representado, nesta reunião, pelo professor Gabriel Rodrigues Bruno, professor do Campus Bagé-RS do IFSul.

 

Ascom/Jornalismo/Reitoria

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano

CNPJ: 10.724.903/0001-79 Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | Telefone: (71) 3186-0001
Reitor: Geovane Barbosa do Nascimento | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br / faleconosco@ifbaiano.edu.br
Ir para o Topo