Núcleo de Apoio ao Ensino-Aprendizagem, Permanência e Êxito do Educando
Última atualização: 30/05/2019 - 11:14 horas | Data de publicação: 30/05/2019 - 11:00 horas
Oficina de Orientação de Estudos

O Núcleo de Apoio ao Processo de Ensino, Aprendizagem, Permanência e Êxito do Educando tem como objetivo orientar e acompanhar o desenvolvimento das atividades de ensino e do processo de aprendizagem dos estudantes em consonância com a proposta pedagógica do Campus, viabilizando espaços para discussões e análises sobre a prática pedagógica, sobre a construção do conhecimento e sobre a formação dos estudantes como sujeitos críticos e reflexivos para atuação no mundo do trabalho. Realizamos atendimentos com os docentes, com os estudantes do campus e com seus pais e responsáveis visando um estreitamento dos vínculos entre a escola e a família, conexão indispensável para impulsionar as atividades de ensino e aprendizagem.

Fernanda Sanjuan de Souza – Pedagoga
Jordana da Silva Costa – Técnica em Assuntos Educacionais
Luciane Ferreira de Abreu – Pedagoga

Contatos:
nuape@alagoinhas.ifbaiano.edu.br

Tanto professores quanto estudantes podem solicitar atendimento pedagógico, basta preencher a Ficha de Atendimento Pedagógico.

Acompanhe as ações do núcleo através de seu Plano de Trabalho 2019.

ATIVIDADES E PROJETOS DESENVOLVIDOS
O NUAPE desenvolve diversas atividades e projetos abordando temas que se relacionam de modo estreito com os processos de ensino aprendizagem, colaborando para aprimorar esses processos e ampliar os diálogos com diversas áreas do conhecimento.

PROJETO BULLYING NÃO É BRINCADEIRA
Em parceria com o Programa de Incentivo à Cultura, Esporte e Lazer – PINCEL, o Programa de Prevenção e Assistência à Saúde – PRO-SAÚDE, o Programa de Acompanhamento Psicossocial e Pedagógico – PROAP e o Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial – NAPSI, o NUAPE realizou com os estudantes, docentes e servidores oficinas que integraram o Projeto Bullying não é Brincadeira. Foram abordadas “as formas de violência no contexto escolar e a importância de atentarmos para as relações interpessoais, visando a construção coletiva de cultura de paz dentre todos os atores participativos da instituição educadora, o que pressupõe uma rede de relações mais dialógicas e baseadas no respeito mútuo à dignidade da pessoa.” (trecho do projeto)

OFICINAS DE ORIENTAÇÃO PARA ESTUDOS
Em parceria com o Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial – NAPSI, o NUAPE realizou Oficinas de Orientação para Estudos com o objetivo de orientar e estimular os estudantes a avaliarem a necessidade e importância da aquisição de hábitos de estudo para as suas rotinas diárias e a se reconhecerem como sujeitos ativos das suas próprias aprendizagens e da construção do conhecimento.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Alagoinhas

Rua Manoel Romão, 150, Alagoinhas Velha - Alagoinhas/BA. CEP: 48030-530