Início do conteúdo
Você sabe estudar?
Última atualização: 30/05/2019 - 11:02 horas | Data de publicação: 30/05/2019 - 11:02 horas

CRIE SUA ROTINA DE ESTUDOS
Rotina de estudos é o hábito de estudar quando você não está em sala de aula. Crie seu plano de estudos e sua rotina diária de estudos em casa ou biblioteca, de preferência com horários fixos. Comece com vinte minutos diários e depois estenda aos poucos. Estabeleça rotinas também para acordar, comer e descansar nos mesmos horários, para que o cansaço e a fome não distraiam os seus estudos.

ORGANIZE SEU TEMPO DE ESTUDO
Organize o tempo de estudo em blocos com pausas. Por exemplo, estude por 25 minutos e pare 5 minutos para descanso, banheiro, comida, distração. Ou estude durante 50 minutos e pare 10 minutos. Assim não fica cansativo para o cérebro e para seu corpo. Só não vale passar muito tempo nas pausas, fique atento(a)!

ORGANIZE SUAS ATIVIDADES
Não deixe tudo para última hora! Não deixe para estudar apenas na véspera da avaliação! Organize sua agenda, anote as datas das avaliações, seminários, pesquisas, anote os temas das atividades e os nomes dos colegas do trabalho em grupo. Lembre-se: fazer as coisas às pressas não é a melhor maneira de estudar.

DESCUBRA COMO VOCÊ APRENDE
Aprendemos de formas diferentes. Uns aprendem mais ao ouvir, outros preferem ler ou falar sobre o conteúdo da disciplina. Há várias técnicas de estudo que você pode utilizar para otimizar sua aprendizagem. Descubra quais são aquelas que geram os melhores resultados para você!

TENHA FOCO
A qualidade do tempo que você dedica os estudos é fundamental por isso se concentre. Evite distrações, não fique checando o celular ou o computador a toda instante. Estudo primeiro, lazer depois, sem preocupações ou dor na consciência.

TÉCNICAS DE ESTUDOS
Anotações, resumos, esquemas, mapas conceituais e questionários são boas ferramentas indicadas para você aprender os temas das disciplinas pois mobilizam seu processo de leitura e escrita. Descubra quais delas você mais gosta de usar.

LEIA E ESCREVA
Pratique leitura e produção de textos semanalmente. Busque apoio dos professores nessa tarefa.Ao estudar provoque seu cérebro. Escreva à mão resumos com suas próprias palavras, faça anotações e explique o conteúdo para você mesmo.

PARTICIPE DAS AULAS
Participar é mais do que sua presença física na sala de aula. Fique atento às falas dos professores e colegas, faça perguntas, use o livro didático e outros textos indicados pelos professores. As memórias visuais e verbais que são vivenciadas durante as aulas com professores e colegas podem ser associadas aos conteúdos das disciplinas quando você está estudando.

POSTURA DO CORPO
Evite estudar na cama ou deitado no sofá pois você pode acabar dormindo. Procure estudar sentado em cadeira apoiando braços e material de estudo em mesa, de preferência em local bem iluminado, ventilado e silencioso.

BOM DESCANSO
Evite dormir muito tarde e respeite seus horários de sono para se sentir renovado(a) no dia seguinte.

REFERÊNCIAS
COELHO, Marcela. Roteiro de organização de estudos para quem faz ensino médio. Disponível em https://blog.mettzer.com/referencia-de-sites-e-artigos-online/. Acesso em: 04 out 2018
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Aulas de Estudo Orientado Ensino Médio. s/d
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Dicas e técnicas de estudo. s/d



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Alagoinhas

Rua Manoel Romão, 150, Alagoinhas Velha - Alagoinhas/BA. CEP: 48030-530

Renato Mascarenhas (diretor-geral)
gabinete@alagoinhas.ifbaiano.edu.br
(75) 3422-6122
(75) 3421-4511

Ir para o Topo

icone-lei-acessibilidade-sem-fundo

Lei de Acesso a Informação