Instituto Federal Baiano
Campus Senhor do Bonfim

Siga nosso Instagram: @ifbaiano

VI MIC, II SEIC e VII Fecitec premiam estudantes por seus projetos de pesquisa e extensão
Última atualização: 10/10/2019 - 22:13 horas | Data de publicação: 09/10/2019 - 20:47 horas

Na noite do último dia 3, foi realizada a cerimônia de encerramento e premiação dos trabalhos de maior destaque apresentados na VI Mostra de Iniciação Científica (MIC) e no II Seminário de Extensão, Inovação e Cultura (SEIC), eventos sediados, em 2019, no Campus do IF Baiano de Senhor do Bonfim.

Na VI MIC, foram premiados 12 trabalhos de estudantes de nível médio e superior, escolhidos a partir das notas atribuídas pelas comissões de avaliação interna e externa. Nesta edição, a Mostra recebeu 87 trabalhos, divididos nas categorias Pibic Junior CNPq, Pibic Superior CNPq, Pibiti Superior CNPq e Pibic Superior Fapesb.

O trabalho do estudante do Campus Valença, Saulo Marcos, foi um dos destaques. O projeto de criação de um dispositivo que propõe facilitar a comunicação de pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). desenvolvido com mais dois colegas, levou o primeiro lugar na categoria Pibic Junior. “Nosso projeto visa ajudar pessoas e, como muitas vezes, isso não é muito rentável, a gente conseguir levar isso para outros locais e ser reconhecido por um projeto que não visa lucro e, sim, ajudar as pessoas é muito é bom”, contou o jovem pesquisador, que teve o projeto premiado, também em maio deste ano, na 17º edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).

O II SEIC teve um total de 101 projetos inscritos, referentes a projetos que são contemplados pelos editais das chamadas internas da Pró-reitoria de Extensão (Proex). Destes, 11 foram premiados na cerimônia de encerramento: cinco, na categoria Apresentação Oral, e seis, na categoria Apresentação de Pôsteres.

“Carrego com muita alegria esse prêmio, principalmente por se tratar de extensão, algo que a gente ainda precisa trabalhar associado ao ensino e à pesquisa e por ser uma área em que eu amo trabalhar, que é a agricultura familiar”, comemorou a graduanda em Engenharia Agronômica do Campus Guanambi, Gabriela Rocha, segundo lugar na categoria Apresentação de Pôsteres. Em seu trabalho, ela descreve os resultados de projeto que visou a criação de bancos de sementes de mamoneira voltados para agricultura familiar no sertão produtivo. “A ideia era que os agricultores fossem independentes quanto à aquisição de suas sementes com qualidade, fitossanidade e mantendo as características ideais para a alta produtividade.”

A VI MIC e o II SEIC reuniram mais de mil pessoas no Campus Senhor do Bonfim nos dias 2 e 3 de outubro. Em paralelo, ainda ocorreu o Seminário do Pibid.

VII Fecitec:

Estudantes de diversas escolas do município de Senhor do Bonfim e região puderam expor seus projetos durante o VII Fecitec que aconteceu no IF Baiano – Campus Senhor do Bonfim, no dia 04 de outubro de 2019.

Ainda durante a programação do Fecitec, houve o encontro do projeto de extensão “Margaridas” promovido pela equipe multiprofissional do Campus Senhor do Bonfim.

À tarde, aconteceu a premiação dos projetos, divididos nas categorias ensino Fundamental e Médio.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim

Estrada da Igara, s/n - Zona Rural, Senhor do Bonfim - Bahia, CEP: 48970-000

Diretor: Alaécio Santos Ribeiro