História
Última atualização: 14/02/2017 - 8:27 horas | Data de publicação: 14/02/2017 - 8:27 horas

A Escola Agrotécnica Federal de Senhor do Bonfim (EAFSB) foi criada pela lei nº 8.670 de 30 de junho de 1993 e transformada em autarquia federal pela lei nº 8.731 de 16 de novembro de 1993. Vinculada à Secretaria de Educação Média e Tecnológica do Ministério da Educação, a Escola deu início ao funcionamento administrativo em 14 de julho de 1996 e iniciou suas atividades educacionais no dia 05 de março de 1999, quando recebeu a primeira turma de alunos para ingresso no Curso Técnico em Agropecuária, na época, modalidade integrado ao Ensino Médio. Buscando atender aos anseios da comunidade regional, foram criados os cursos subsequentes em nível médio de Técnico Agrícola com habilitação em Zootecnia e, posteriormente o de Técnico em Alimentos e PROEJA (Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio para jovens e adultos.

Em 29 de dezembro de 2008, a Lei 11.892 instituiu os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, sendo a Bahia contemplada com duas unidades, criando o IF Baiano. Autarquia constituída inicialmente pelas Escolas Agrotécnicas Federais de Senhor do Bonfim, Catu, Guanambi e Santa Inês. Sendo posteriormente incluídas as Escolas Médias Agropecuárias Regionais da CEPLAC – EMARC de Itapetinga, Teixeira de Freitas, Uruçuca e Valença. Atualmente o IF Baiano está implementando os campus Bom Jesus da Lapa e Governador Mangabeira.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim

Estrada da Igara, s/n - Zona Rural, Senhor do Bonfim - Bahia, CEP: 48970-000

Diretor: Alaécio Santos Ribeiro