Instituto Federal Baiano
Campus Senhor do Bonfim

Fotos

Siga nosso Instagram: @ifbaiano

Início do conteúdo
Licenciatura em Ciências Agrárias
Última atualização: 03/09/2019 - 15:26 horas | Data de publicação: 28/03/2014 - 12:14 horas

Perfil do Curso

O curso de Licenciatura em Ciências Agrárias do IF Baiano está alicerçado pela demanda crescente de profissionais licenciados, com vistas a suprir principalmente o ensino agrário com professores capacitados que irão atuar no âmbito da Educação Básica e Superior.

O forte traço socioambiental na formação do licenciado em Ciências Agrárias comunga com as propostas de desenvolvimento local e territorial, emergindo anseios de desenvolvimento com sustentabilidade advinda de inúmeros fóruns de discussão da sociedade civil e dos governos. Portanto, tal profissional com o conhecimento pedagógico e em ciências agrárias poderá exercer suas atividades profissionais nos mais diversos espaços de educação, compondo equipes multidisciplinares de programas ambientais e de agroecologia, destinados especialmente a comunidades de agricultores familiares no semiárido baiano, desempenhando sua função educativa.

 Objetivo do Curso

Formar docentes para atuar na Educação Básica e ou Superior, sobretudo em instituições que ofereçam a educação técnico-profissional, seja na rede pública, privada, ONGs e outros: EFA (Escola Família Agrícola), projetos de pesquisas, projetos e/ou programas de desenvolvimento sustentável, atuar em programas de educação ambiental, com vistas à valorização de saberes e da promoção do desenvolvimento regional.

Perfil do Egresso

O Licenciado em Ciências Agrárias deverá apresentar habilidades de ensino, pesquisa e extensão com ampla visão crítica, ética e criativa, que busquem novos conhecimentos para mediar processos didático-pedagógicos, de forma a agregar informações e inovações tecnológicas, com perfil pedagógico-científico, partindo do compromisso para com o desenvolvimento sustentável.

O docente em Ciências Agrárias será responsável pela sistematização e multiplicação de saberes, vinculados à Educação Profissional na área de Ciências Agrárias, atuando na educação formal e não formal.

Cabe ao profissional exercer o papel de agente de desenvolvimento com habilidade para trabalhar numa perspectiva reflexiva, que vise contribuir com o desenvolvimento do território no qual está inserido, desenvolvendo ações em torno do ensino, da pesquisa e da extensão.

Neste sentido, deverá desenvolver a capacidade para apropriar-se de saberes pedagógicos necessários à ação docente, tais como concepções epistemológicas que fundamentem e deem sentido à prática educativa.

Atuação Profissional

O Licenciado em Ciências Agrárias poderá contar com diversos itinerários e campos de atuação profissional, tais como:

  • Docência nas Instituições de Ensino Fundamental, Médio e Profissional nas suas diversas modalidades, assim como no Ensino Superior;

  • Atuação junto à comunidade escolar na orientação de projetos de agricultura familiar e economia solidária;

  • Docência em escolas não profissionalizantes que ofereçam disciplinas de formação especial na área agrícola;

  • Atuação em Secretarias de Agricultura, Planejamento, Meio Ambiente, Assuntos Fundiários, Instituições de Pesquisas, Instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural;

  • Criação, implementação e acompanhamento de projetos e Programas de desenvolvimento agrícola sustentável junto a instituições públicas, cooperativas, ONGs e outras instituições congêneres, especialmente, vinculadas a processos, ações e atividades educacionais;

  • Coordenação pedagógica em cursos da área agrícola ou afins;

 Estrutura do Curso

O curso de Licenciatura em Ciências Agrárias do Instituto Federal Baiano Campus Senhor do Bonfim está a serviço da formação de professores.

A carga horária total do curso é de 3 235 (três mil duzentas e trinta e cinco) horas, estando os componentes curriculares distribuídos em oito semestres, podendo o curso ser concluído em, no mínimo, quatro anos. Os componentes curriculares de dimensão pedagógica equivalem a mais de 1/5 da carga horária total do curso.

Em cada semestre serão ofertados componentes curriculares de caráter pedagógico, de formação de professores e específicos da área de Ciências Agrárias. Convém salientar que além das disciplinas obrigatórias, são oferecidas disciplinas optativas, permitindo assim um leque maior de oportunidades para a formação profissional.

Os semestres do curso de Licenciatura em Ciências Agrárias do Campus Senhor do Bonfim estão organizados de forma a atender a legislação básica que dispõe sobre a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura e de graduação plena, a saber:

  • 400 (quatrocentas) horas de pesquisa e práticas pedagógicas como componente curricular, vivenciadas ao longo do curso.

  • 400 (quatrocentas) horas de estágio curricular supervisionado a partir do quinto semestre do curso.

  • 2 235 (dois mil duzentas e trinta e cinco) horas de aulas para conteúdos curriculares de natureza científico-culturais.

  • 200 (duzentas) horas para outras formas de atividades acadêmico-científico-culturais.

 Horário de funcionamento

As turmas até o período 2012.2 funcionam em turno noturno das 18:40h às 22:40h. A partir de 2013, as turmas funcionam no turno matutino das 7:30h às 11:30h.

Como ingressar?

 O ingresso ao curso far-se-á via Sistema de Seleção unificada (SISU)

Coordenação: Prof° Dr. Antonio Sousa Silva

_____

Veja aqui os Periódicos da área de Ciências Agrárias

Projeto Pedagógico do curso

      1. Projeto Pedagógico do Curso 2016
      1. Projeto Pedagógico do Curso 2013
    1. Projeto Pedagógico do Curso 2011

Oferta de disciplinas

  1. OFERTA DE DISCIPLINAS PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS – 2019.2 (03/09/2019)
  2. OFERTA DE DISCIPLINAS PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS – 2019.1
  3. OFERTA DE DISCIPLINAS PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS – 2018.2 – (20/09/2018)
  4. OFERTA DE DISCIPLINAS PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS – 2018.1 (20/04/2018)
  5. OFERTA DE DISCIPLINAS PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS – 2017.2 (28/02/2018)

Calendário

  1. Caléndário Acadêmico – 2019 
  2. Calendário acadêmico 2019
  3. CALENDÁRIO ACADÊMICO 2018 – REFORMULADO (25.09.18)
  4. NOVO CALENDÁRIO ACADÊMICO 2017 (20.09.17)

Documentos:

INSTRUÇÕES PARA USO DO DO SIGAA (20/09/2018)

REQUERIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DE DIPLOMA (16/08/2018)

Organização Didática

_____

Conteúdo de disciplinas:

LIBRAS abordagem teórica

_____

Imagens: Maria de Fátima (imagem 01 retirada da internet).

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim

Estrada da Igara, s/n - Zona Rural, Senhor do Bonfim - Bahia, CEP: 48970-000

Tel.: (74) 3542-4000
Diretor: Alaécio Santos Ribeiro
E-mail: gabinete@bonfim.ifbaiano.edu.br

Ir para o Topo

icone-lei-acessibilidade-sem-fundo

Lei de Acesso a Informação