Início do conteúdo
Licenciatura em Ciências Agrárias
Última atualização: 04/04/2019 - 19:27 horas | Data de publicação: 28/03/2014 - 12:14 horas

Perfil do Curso

O curso de Licenciatura em Ciências Agrárias do IF Baiano está alicerçado pela demanda crescente de profissionais licenciados, com vistas a suprir principalmente o ensino agrário com professores capacitados que irão atuar no âmbito da Educação Básica e Superior.

O forte traço socioambiental na formação do licenciado em Ciências Agrárias comunga com as propostas de desenvolvimento local e territorial, emergindo anseios de desenvolvimento com sustentabilidade advinda de inúmeros fóruns de discussão da sociedade civil e dos governos. Portanto, tal profissional com o conhecimento pedagógico e em ciências agrárias poderá exercer suas atividades profissionais nos mais diversos espaços de educação, compondo equipes multidisciplinares de programas ambientais e de agroecologia, destinados especialmente a comunidades de agricultores familiares no semiárido baiano, desempenhando sua função educativa.

 Objetivo Geral do Curso

Formar docentes para atuar na Educação Básica e ou Superior, sobretudo em instituições que ofereçam a educação técnico-profissional, seja na rede pública, privada, ONGs e outros: EFA (Escola Família Agrícola), projetos de pesquisas, projetos e/ou programas de desenvolvimento sustentável, atuar em programas de educação ambiental, com vistas à valorização de saberes e da promoção do desenvolvimento regional.

 Objetivos Específicos do Curso

  • Desenvolver estratégias metodológicas com a finalidade de realizar a transposição didática de conteúdos específico das Ciências Agrárias;

  • Empregar técnicas de caráter racional respeitando o ambiente e seus componentes, bem como a diversidade cultural existente;

  • Atuar em atividades de Ensino, a Pesquisa e a Extensão;

  • Desenvolver programas de conscientização que visem promover a conservação e a recuperação da qualidade do solo, do ar e da água, com o uso de tecnologias socioambientalmente sustentáveis.

 Perfil do Egresso

O Licenciado em Ciências Agrárias deverá apresentar habilidades de ensino, pesquisa e extensão com ampla visão crítica, ética e criativa, que busquem novos conhecimentos para mediar processos didático-pedagógicos, de forma a agregar informações e inovações tecnológicas, com perfil pedagógico-científico, partindo do compromisso para com o desenvolvimento sustentável.

O docente em Ciências Agrárias será responsável pela sistematização e multiplicação de saberes, vinculados à Educação Profissional na área de Ciências Agrárias, atuando na educação formal e não formal.

Cabe ao profissional exercer o papel de agente de desenvolvimento com habilidade para trabalhar numa perspectiva reflexiva, que vise contribuir com o desenvolvimento do território no qual está inserido, desenvolvendo ações em torno do ensino, da pesquisa e da extensão.

Neste sentido, deverá desenvolver a capacidade para apropriar-se de saberes pedagógicos necessários à ação docente, tais como concepções epistemológicas que fundamentem e deem sentido à prática educativa.

 Atuação Profissional

O Licenciado em Ciências Agrárias poderá contar com diversos itinerários e campos de atuação profissional, tais como:

  • Docência nas Instituições de Ensino Fundamental, Médio e Profissional nas suas diversas modalidades, assim como no Ensino Superior;

  • Atuação junto à comunidade escolar na orientação de projetos de agricultura familiar e economia solidária;

  • Docência em escolas não profissionalizantes que ofereçam disciplinas de formação especial na área agrícola;

  • Atuação em Secretarias de Agricultura, Planejamento, Meio Ambiente, Assuntos Fundiários, Instituições de Pesquisas, Instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural;

  • Criação, implementação e acompanhamento de projetos e Programas de desenvolvimento agrícola sustentável junto a instituições públicas, cooperativas, ONGs e outras instituições congêneres, especialmente, vinculadas a processos, ações e atividades educacionais;

  • Coordenação pedagógica em cursos da área agrícola ou afins;

 Estrutura do Curso

O curso de Licenciatura em Ciências Agrárias do Instituto Federal Baiano Campus Senhor do Bonfim está a serviço da formação de professores.

A carga horária total do curso é de 3 235 (três mil duzentas e trinta e cinco) horas, estando os componentes curriculares distribuídos em oito semestres, podendo o curso ser concluído em, no mínimo, quatro anos. Os componentes curriculares de dimensão pedagógica equivalem a mais de 1/5 da carga horária total do curso.

Em cada semestre serão ofertados componentes curriculares de caráter pedagógico, de formação de professores e específicos da área de Ciências Agrárias. Convém salientar que além das disciplinas obrigatórias, são oferecidas disciplinas optativas, permitindo assim um leque maior de oportunidades para a formação profissional.

Os semestres do curso de Licenciatura em Ciências Agrárias do Campus Senhor do Bonfim estão organizados de forma a atender a legislação básica que dispõe sobre a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura e de graduação plena, a saber:

  • 400 (quatrocentas) horas de pesquisa e práticas pedagógicas como componente curricular, vivenciadas ao longo do curso.

  • 400 (quatrocentas) horas de estágio curricular supervisionado a partir do quinto semestre do curso.

  • 2 235 (dois mil duzentas e trinta e cinco) horas de aulas para conteúdos curriculares de natureza científico-culturais.

  • 200 (duzentas) horas para outras formas de atividades acadêmico-científico-culturais.

 Horário de funcionamento

As turmas até o período 2012.2 funcionam em turno noturno das 18:40h às 22:40h. A partir de 2013, as turmas funcionam no turno matutino das 7:30h às 11:30h.

Calendário

  1. Calendário acadêmico 2019

Como ingressar?

 O ingresso ao curso far-se-á via Sistema de Seleção unificada (SISU)

Coordenação: Karine Hojo Rebouças

_____

Veja aqui os Periódicos da área de Ciências Agrárias

Projeto Pedagógico do Curso Antigo

Projeto Pedagógico do Curso Novo

Organização Didática

_____

Documentos:

INSTRUÇÕES PARA USO DO DO SIGAA (20/09/2018)

REQUERIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DE DIPLOMA (16/08/2018)

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2018 – REFORMULADO (25.09.18)

NOVO CALENDÁRIO ACADÊMICO 2017 (20.09.17)

OFERTA DE DISCIPLINAS PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS – 2019.1

OFERTA DE DISCIPLINAS PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS – 2018.2 – ATUALIZADO (20/09/2018)

OFERTA DE DISCIPLINAS PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS – 2018.1 (20/04/2018)

OFERTA DE DISCIPLINAS PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS – 2017.2 (28/02/2018)

_____

Conteúdo de disciplinas:

LIBRAS abordagem teórica

_____

Imagens: Maria de Fátima (imagem 01 retirada da internet).

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim

Estrada da Igara, s/n - Zona Rural, Senhor do Bonfim - Bahia, CEP: 48970-000

Tel.: (74) 3542-4000
Diretor: Alaécio Santos Ribeiro
E-mail: gabinete@bonfim.ifbaiano.edu.br

Ir para o Topo

icone-lei-acessibilidade-sem-fundo

Lei de Acesso a Informação