Instituto Federal Baiano
Campus Senhor do Bonfim

Siga nosso Instagram: @ifbaiano

Licenciatura em Ciências da Computação
Última atualização: 09/08/2019 - 8:46 horas | Data de publicação: 27/03/2014 - 13:05 horas

Perfil do curso

O curso apresenta um perfil de formação que leva os futuros docentes a utilizarem com consciência e crítica as TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), submetendo os diversos aparatos e mídias pertinentes à ação pedagógica. A questão tecnológica, dentro desse perfil profissional de formação, está diretamente atrelada ao fazer pedagógico, desenvolvido nas diversas áreas do conhecimento, contempladas no currículo escolar das diversas séries da Educação Básica, assim como em questões mais amplas que envolvam uma atitude investigativa na área da educação em seus diversos espaços. A formação profissional almejada busca atender às demandas, sobretudo das redes públicas de ensino, de uso das tecnologias da computação como instrumentos da ação pedagógica e como veículo de aprendizagem e aperfeiçoamento laboral contínuo.

Objetivo do curso

Formar docentes com competências para a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação em contextos educacionais, sobretudo nos processos de ensino – aprendizagem em que o computador seja ferramenta de mediação e objeto de estudo, objetivando desenvolver um trabalho pedagógico inter e transdisciplinar em parceria com outros docentes das diferentes áreas do conhecimento, que poderão utilizar a computação no processo de aprendizado dos conteúdos das outras ciências, nos diferentes níveis e modalidade de ensino.

Perfil do egresso

O curso visa formar docentes que possam atuar – articulando saberes sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação e, principalmente, sobre o computador – para prestar serviços de consultoria e construir, cooperativamente, uma cultura de uso dos aparatos tecnológicos como ferramentas educativas e pedagógicas, nos espaços institucionais e sociais de educação. O docente egresso deverá ser capaz de, utilizando os diversos recursos tecnológicos disponíveis no mundo contemporâneo, contribuir para a inclusão do computador no processo de ensino-aprendizagem, bem como desenvolver atividades e instrumentos (programas educativos, jogos, novas ferramentas de interação, etc.), que atendam tanto às questões tecnológicas quando pedagógicas em contextos educacionais formais e informais de nossa sociedade.

Atuação profissional

Professor de componentes curriculares da área de Ciências da Computação nos diferentes níveis de ensino da educação brasileira:

1. Instrutor de informática na iniciativa privada.
  2. Estudioso de novas tecnologias educacionais informatizadas.
  3. Gestor de área de tecnologias em instituições educacionais.
  4. Realizar consultoria, em ambientes formais e informais de educação, sobre Tecnologias da Informação e  Comunicação, atuando nos seguintes setores: análise e desenvolvimento de projetos de TIC; emissão de pareceres técnicos; gerenciamento de projetos de TIC; definição de métodos, ferramentas, normas e padrões para aquisições e desenvolvimento de soluções em TIC; política de treinamento e capacitação docente, de pessoal de apoio técnico.

Estrutura do curso

A carga horária do curso é de 3.005 horas, e os componentes curriculares estão distribuídos em 8 semestres, podendo o curso ser concluído em , no minimo 4 anos e no máximo, 8 anos.

De segunda à sexta-feira das 18:40h às 22:40h e aos sábados de 8:00h às 11:30h

Como ingressar?

O ingresso ao curso far-se-á via Sistema de Seleção unificada SISU

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Projeto Pedagógico do Curso – Reformulado em 2016
  2. Projeto Pedagógico do Curso – Reformulado em 2013
  3. Projeto Pedagógico do Curso – Elaborado em 2010

Matriz curricular

1. Matriz curricular – PPC 2016
  2. Matriz curricular – PPC 2013
  3. Matriz curricular – PPC 2010

Calendário acadêmico

1. Calendário Acadêmico 2019
  2. Calendário Acadêmico 2018
  3. Calendário Acadêmico 2017

Oferta de disciplinas

1. OFERTA DE DISCIPLINAS – 2019.2
  2. OFERTA DE DISCIPLINAS – 2019.1
  3. OFERTA DE DISCIPLINAS – 2018.2
  4. OFERTA DE DISCIPLINAS – 2018.1
  5. OFERTA DE DISCIPLINAS – 2017.2

Tutoria acadêmica

1. Tutoria Acadêmica – 2018.1

Corpo docente

1. Relação de docentes que atuam no curso.

Profº Dr. Jose Aurimar dos Santos Angelim

Guia do estudante

Conheça mais o curso e tire suas dúvidas aqui, no Guia do Estudante

1. Ato autorizativo do curso
  2. Resolução de mudança de nomenclatura do curso
  3. Reconhecimento do Curso de LCC (Portaria nº 309, de 28 de abril de 2015)
  4. Acervo bibliotecário
  5. Periódicos da área de Ciências da Computação
  6. Estrutura física destinada ao curso
  7. Instruções para uso do SIGAA
  8. Requerimento para solicitação de diploma
  9. Carta de aceite para orientação de TCC

Conjunto de Normas do Curso

1. Regulamento Interno
  2. Regulamento de Estágio
  3. Regulamento NDE
  4. Regulamento TCC
  5. Regulamento Laboratórios de Informática
  6. Regimento Geral das Bibliotecas
  7. Organização Didática dos Cursos Superiores

Notícias

1. Edital de transferência interna e externa, matrícula especial e ingresso como portador de diploma para o semestre 2019.1

Acesse o Blog do Centro Acadêmico aqui

Imagens: Maria de Fátima (imagem 01 retirada da internet).

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim

Estrada da Igara, s/n - Zona Rural, Senhor do Bonfim - Bahia, CEP: 48970-000

Diretor: Alaécio Santos Ribeiro