Instituto Federal Baiano
Campus Senhor do Bonfim

Fotos

Siga nosso Instagram: @ifbaiano

Início do conteúdo
Técnico em Zootecnia
Última atualização: 23/04/2019 - 0:27 horas | Data de publicação: 27/03/2014 - 12:22 horas

Perfil do curso

O técnico em Zootecnia atua na criação de animais domésticos e silvestres, colabora nas atividades de planejamento e controle. Elabora, aplica e monitora programas de manejo preventivo, higiênico e sanitário na produção animal, objetivando a melhoria da produtividade e da rentabilidade. Presta assistência técnica e extensão rural na área de produção animal. Implanta e maneja pastagens, aplicando procedimentos relativos ao preparo e conservação do solo e da água. 

 Objetivo do Curso

Preparar o técnico de nível médio na habilitação de Zootecnia com o domínio de competências e habilidades, imprescindíveis ao exercício de funções e subfunções inerentes a sua área profissional. Oportunizar diversos itinerários profissionais qualificatórios em caráter de terminalidade parcial e atender as exigências da demanda emergente do mercado de trabalho na área agropecuária, assim como oportunizar intervenções que antecipem expectativas na dinâmica desse mercado.

 Perfil do Egresso 

O curso visa formar técnicos de nível médio em Zootecnia que gerencie os diversos processos relativos aos sistemas de produção zootécnica. O aluno egresso deverá planejar, monitorar, executar e avaliar processos relativos a produção Zootécnica, responsabilizando-se pelo desenvolvimento e construção de atividades que compreendem o manejo alimentar, sanitário e reprodutivo dos rebanhos e/ou quaisquer empreendimentos próprios da área.

Atuação Profissional 

  • Empreendimentos Rurais Zootécnicos
  • Assistência Técnica em Projetos de Desenvolvimento Tecnológico.
  • Assistência Técnica à Industria e Comércio de Produtos Especializados.
  • Elaboração e Supervisão de projetos pecuários compatíveis com a sua formação profissional
  • Indústria de transformação de matéria-prima animal

Estrutura do curso

A estrutura curricular do curso estrutura-se na organização de caráter modular e pretende, após as diversas formas de ação e intervenção pedagógica, a construção de competências e habilidades que oportunizem o exercício de subfunções capazes de constituir macrofunções inerentes às expectativas, necessidades e especificidades do mercado produtivo na área.

  1. Calendário acadêmico 2019
  2. Projeto Pedagógico Zootecnia Subsequente reformulado Novo!!

 

Coordenação:

Msc. Izabela Lorena Azevedo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim

Estrada da Igara, s/n - Zona Rural, Senhor do Bonfim - Bahia, CEP: 48970-000

Tel.: (74) 3542-4000
Diretor: Alaécio Santos Ribeiro
E-mail: gabinete@bonfim.ifbaiano.edu.br

Ir para o Topo

icone-lei-acessibilidade-sem-fundo

Lei de Acesso a Informação