Instituto Federal Baiano
Campus Catu

Siga nosso Instagram: @ifbaiano

O IF Baiano – Campus Catu mais uma vez é destaque no cenário internacional
Última atualização: 09/06/2019 - 14:29 horas | Data de publicação: 10/06/2016 - 18:00 horas

10/06/2016: A intenção é produzir uma substância, que possa ser utilizada para combater a dor, sem causar efeitos colaterais, como os provocados pela Morfina, Cetroprofeno, Ibuprofeno, AAS, Naproxeno, dentre outros utilizados como analgésicos.

Cerimônia de premiação da delegação brasileira (Foto: Acervo / Saulo Luís Capim).

O IF Baiano – Campus Catu, mais uma vez é destaque no cenário internacional, através do trabalho desenvolvido pelo Professor Doutor Saulo Luís Capim e pelos estudantes Werleson Reis (estudante do curso Técnico em Química/Integrado), Anna Barbosa (estudante do curso Técnico em Química), Bruno Oliveira (estudante do curso Técnico em Química/Integrado) e Genésio Martins (estudante do curso Técnico em Química).

A  pesquisa, desenvolvida em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e intitulada – “Utilização do óleo de canela (Cinnamomum Zeylanicum) na obtenção de substâncias com potenciais atividades analgésicas” – foi apresentada durante a ESI-AMLAT 2016, ocorrida na cidade de Mazatlán, no México, entre 30 de maio e 3 de junho de 2016, com o tema “Donde el Talento y la Creatividad Convergen”.

De acordo com o Professor Saulo, a partir dos experimentos realizados com o cinamaldeído (substância presente no extrato da Canela), foi possível produzir cinco novas substâncias (inéditas na literatura científica) e realizar testes de analgesia e toxidade com camundongos. O Professor afirmou ainda que, a intenção é produzir uma substância, que possa ser utilizada para combater a dor, sem causar efeitos colaterais, como os provocados pela Morfina, Cetroprofeno, Ibuprofeno, AAS, Naproxeno, dentre outros utilizados como analgésicos.

O evento foi promovido pelo Movimiento Internacional para el Recreo Científico y Técnico América Latinada (MILSET AMLTA), cujo propósito é a promoção de projetos científicos, desenvolvidos por jovens de todos os continentes, através de eventos como feiras nacionais, regionais e internacionais.

Saulo e sua equipe receberam duas importantes premiações, de cunho internacional: credenciais, para a participação no XI Foro Internacional de Ciencia e Ingeniería, que acontecerá na cidade de Santiago, no Chile, em 2017 e, na ESI Mundial 2017 e Milset Internacional, na cidade de Fortaleza, também em 2017.

Confira aqui a entrevista realizada com os estudantes participantes da pesquisa, na qual os mesmos falam sobre as suas experiências, desafios e expectativas.

Matérias relacionadas:

Pesquisa do IF Baiano é reconhecida por organização internacional: http://ifbaiano.edu.br/portal/blog/2016/06/10/pesquisa-do-if-baiano-e-reconhecida-por-organizacao-internacional/

Professor e estudantes criam substâncias analgésicas a partir da Canela: http://ifbembaiano.blogspot.com.br/2014/10/professor-e-estudantes-criam.html

Galeria de imagens:

(Foto: Comunicação/IF Baiano - Campus Catu)

(Foto: Acervo / Saulo Luís Capim)

Núcleo de Comunicação e Eventos/IF Baiano – Campus Catu

Em 10/06/2016