Instituto Federal Baiano
Campus Catu

Siga nosso Instagram: @ifbaiano

Projeto Raiz, identidade e empoderamento na FEBRACE 2019
Última atualização: 28/02/2019 - 17:37 horas | Data de publicação: 28/02/2019 - 17:37 horas

O projeto de nome Raiz, Identidade e Empoderamento: um estudo histórico-crítico da ditadura  dos padrões de beleza dos cosméticos na sociedade contemporânea desenvolvido pelas alunas do Instituto Federal Baiano campus Catu Rafaela Maria L. de Matos e Juliana Souza sob a orientação dos professores Saulo Luis Capim (Química) e Emili Ferreira Abrahem (História).

O projeto  trata do desenvolvimento de oficinas de cosméticos capilares em associações de bairros, Comunidades quilombolas, no intuito de auxiliar estas pessoas no empoderamento social e financeiro, pois muitas pessoas não tem condição de arcar com os custos de tratamento capilar na sociedade, além disso, visa auxiliar as pessoas que sofrem preconceito pela sua opção capilar, ministrando palestras e oficinas de produção de cosméticos capilares nas comunidades e associações de bairros. Com isso o projeto  contribui fazendo com que as pessoas não sejam obrigadas a se submeterem aos padrões de beleza impostos pela sociedade e a dar um basta na supervalorização dos produtos cosméticos desenvolvidos pelas grandes empresas de beleza.

O projeto foi premiado na Feira dos Municípios e Mostra de Iniciação Científica (FEMMIC) 2018 e foi escolhido para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) 2019, que dai de 18 a 22 de março de 2019 em São Paulo – SP.

Segue abaixo o vídeo de apresentação do projeto na FEMMIC.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Catu

Rua Barão de Camaçari, 118 – Centro - CEP 48110-000