Instituto Federal Baiano
Campus Governador Mangabeira

Siga nosso Instagram: @ifbaiano

Julho das Pretas
Última atualização: 17/07/2019 - 10:17 horas | Data de publicação: 17/07/2019 - 10:06 horas

25 de Julho – Dia da Mulher Negra – Dia Nacional de Tereza de Benguela

25 de Julho - Dia da Mulher Negra - Dia Nacional de Tereza de Benguela

O que é?
Atividade socioeducativa e sociopolítica promovida e coordenada pelo Serviço Social e objetiva refletir e contextualizar o marco ocorrido em 1992, em Santo Domingo, na República Dominicana, 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas que originou o 25 de julho como o Dia da Mulher Afro-latino-americana e Caribenha e a criação da Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas. Aqui no Brasil, a data foi oficializada pelaLei nº 12.987 de 2014, sancionada pela então presidenta Dilma Rousseff, como o Dia Nacional de Tereza de Benguela, quilombola, e da Mulher Negra. O Julho das Pretas.

Por que?
A atividade, baseada na epistemologia feminista negra e de gênero propõe refletir e contextualizar, com estudantes do campus Governador Mangabeira, a questão da violência de gênero e raça.

Onde?
Sua operacionalização se dará na área externa do campus, locais de concentração de estudantes, próximo ao pavilhão de aula e na área externa do prédio administrativo.

Quando?
Do dia 12 à 31/07/2019.

Texto e Imagem: Serviço Social – Campus Governador Mangabeira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Governador Mangabeira