Instituto Federal Baiano
Campus Guanambi

Fotos

Siga nosso Instagram: @ifbaiano

Início do conteúdo
Encontro reuniu criadores de caprinos e ovinos
Última atualização: 27/08/2018 - 13:47 horas | Data de publicação: 27/08/2018 - 13:39 horas

No último sábado (25), o Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi realizou o III Encontro de Caprinos e Ovinos. O evento reuniu estudantes e criadores de vários municípios do Território Sertão Produtivo e de outras regiões. Além de palestras e minicursos, houve também feira de produtos e animais.

As palestras discutiram a sanidade de caprinos e ovinos e o melhoramento genético de cabras leiteiras, elas foram ministradas por Jurandir Ferreira da Cruz, professor da Universidade do Sudoeste da Bahia (Uesb) e por José Assunção Silveira Júnior, professor do IF Baiano – Campus Guanambi.

Ao se referir ao fomento da cadeia produtiva de caprinos e ovinos, o professor Jurandir ressaltou a importância da organização dos produtores e das parcerias com o setor público. Ele acredita que a inserção da carne de caprinos e ovinos na merenda escolar traz garantia de compra aos produtores e proporciona a inclusão de alimentos de alto valor nutritivo para os estudantes. “Quando se insere a carne caprina em forma de quibe por exemplo, uma vez na semana, durante o ano letivo, garante-se o consumo da produção de pelo menos uma centena de pequenos produtores, considerando um município onde haja mil alunos na rede municipal”, comentou.

Assista às palestras na íntegra

Os minicursos também abordaram alternativas para o consumo dos produtos da cadeia de caprinos e ovinos. O professor Gilson Matioli ensinou as técnicas para fabricação de queijo Minas Frescal com leite de cabra, enquanto a professora Mariana Vila ensinou sobre a fabricação de hambúrguer com carne caprina e ervas finas. A professora Elaine Teixeira ministrou o minicurso sobre manejo geral de caprinos e ovinos.

Segundo a professora Jussara Santos, a feira de produtos e animais serviu mais uma vez para mostrar a diversidade de produtos que já são processados na região derivados da carne e do leite de caprinos e ovinos. “O encontro mostrou mais uma vez como é diversificada e como pode se fortalecer ainda mais a cadeia produtiva da região. Foi uma oportunidade muito boa para troca de experiências e incentivo à produção de caprinos e ovinos, disse a professora.

Veja as fotos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi

Zona Rural - Distrito de Ceraíma, Bahia - CEP: 46430-000

Tel.: (77) 3493-2100
Diretor: Carlito José de Barros Filho
E-mail: diretor@guanambi.ifbaiano.edu.br
Ir para o Topo