Instituto Federal Baiano
Campus Guanambi

Fotos

Siga nosso Instagram: @ifbaiano

Início do conteúdo
SRA
Última atualização: 08/07/2019 - 16:04 horas | Data de publicação: 22/05/2019 - 10:36 horas

Apresentação

A Secretaria de Registros Acadêmicos (SRA) é um setor vinculado à Direção Acadêmica, responsável pelo registro, verificação, controle, manutenção e arquivamento documentos que integram a vida acadêmica dos discentes, desde o ingresso na instituição até a conclusão do curso; receber protocolos acadêmicos referentes à solicitações discentes; tramitar as solicitações discentes: declarações, histórico escolar, diplomas e outros renovação de matrícula, trancamento de matrícula, mudança de turno, aproveitamento de estudos, exercício domiciliar, revisão de avaliação, segunda chamada de avaliações, colação de grau e demais documentos referentes à questões acadêmicas. Compete ainda à SRA realizar atendimentos a servidores, discentes e à comunidade externa fornecendo informações e encaminhando solicitações.

Toda solicitação dos discentes, deve ser feita mediamente requerimento especifico a ser preenchido e entregue na Secretaria de Registros Acadêmicos, que o encaminhará aos setores competentes. Devem ser anexados ao requerimento documentos que comprovem e justifiquem, quando for o caso, os motivos da solicitação, respeitadas as datas e os prazos estabelecidos.

O DISCENTE PODE ACOMPANHAR O ANDAMENTO DA SUA SOLICITAÇÃO PELO NÚMERO DO PROTOCOLO. ISSO PODE SER FEITO EM QUALQUER CAMPUS DO IF BAIANO QUE DISPONHA DO SISTEMA SIGA (OPÇÃO “PROTOCOLO TRÂMITE”).

link: http://siga.ifbaiano.edu.br/

Clique aqui:

Parecer Dispensa de Disciplina – Aproveitamento de disciplina

Requerimento – Colação de Grau

Requerimento Ajuste de Matrícula – Superior

Requerimento de Diploma

Requerimento Diversos

Horário de funcionamento

Segunda-feira à Sexta-feita das 07h30min  às 22:30min.

Algumas Especificidades

  • Matricula

A matrícula é o ato formal pelo qual se inicia a vinculação acadêmica do estudante à Instituição de Ensino. Ela pode ser efetuada pelo estudante, por seu responsável legal ou por procurador legalmente constituído.Clique aqui: Relação de Documentos para Matrícula de Novos Alunos

  • Renovação de matrícula

A matrícula deverá ser renovada a cada novo período letivo, sendo que a não renovação da matrícula pelo estudante, sem justificativa legal, caracterizará o abandono do curso e conseqüente desvinculação da instituição. Para efetivar a renovação da matrícula, o estudante ou seu responsável deverá se apresentar à SRA portando o requerimento e a carteira de identidade.

Requerimento – Renovação de matrícula

  • Mudança de turno (apenas para alunos do subseqüente)

O aluno poderá requerer mudança de turno, desde que seja atendido o seguinte requisito:

Impossibilidade comprovada de freqüentar as aulas no turno em que esteja matriculado por problemas de saúde, por motivo de trabalho ou por questão disciplinar ou pedagógica.

  • Trancamento de matrícula (apenas para alunos do Subseqüente / Superior / Pós-Graduação)

O trancamento da matrícula poderá ser feito através de requerimento do estudante, para interrupção temporária dos estudos, respeitados o processo legal e os prazos estabelecidos.

  • Aproveitamento de estudos (apenas para alunos do Subseqüente / Superior / Pós-Graduação)

O aproveitamento de estudos é o processo de reconhecimento de componentes curriculares cursados com aprovação em cursos de EPTNM  / Superiores / Pós-Graduação), desde que diretamente relacionados com o perfil profissional de conclusão da respectiva habilitação profissional.

Para esta solicitação, o estudante deverá adotar os procedimentos a seguir:

  1. Preencher na SRA formulário próprio, especificando o(s) componente(s) curricular(es) pretendido(s); e
  2. Anexar os seguintes documentos devidamente autenticados e assinados pela Instituição de origem: Histórico Escolar, Ementa do Componente Curricular do curso de origem e Ementa do Componente Curricular do curso atual, respeitados o processo legal e os prazos estabelecidos.

Exercício domiciliar

O exercício domiciliar corresponde a equivalência de estudos, por ausência às aulas, concedida ao estudante amparado pelo Decreto Lei nº 1.044/69 e pela Lei nº 6.202/75.

Para requerer o exercício domiciliar, o estudante deverá preencher formulário na SRA e instruí-lo com laudo médico que comprove uma das situações estabelecidas pelo Decreto Lei nº 1.044/69 e na Lei nº 6.202/75.

  • Revisão de avaliação

O estudante terá direito à revisão da avaliação, através de requerimento à SRA, no prazo de até dois dias úteis, após a divulgação do resultado.

  • Segunda chamada de avaliação

O estudante que faltar a qualquer das avaliações da aprendizagem tem direito à segunda chamada. A segunda chamada de avaliação deverá ser solicitada na SRA, por meio do preenchimento de requerimento no prazo de até um dia útil, após o término do afastamento, desde que comprove através de documentos o motivo do afastamento. Exceto para os cursos superiores, onde a solicitação deve ser feita diretamente no sistema Siga Acadêmico.

 PRAZOS PARA EMISSÃO E SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTOS NA SRA

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi

Zona Rural - Distrito de Ceraíma, Bahia - CEP: 46430-000

Tel.: (77) 3493-2100
Diretor: Carlito José de Barros Filho
E-mail: diretor@guanambi.ifbaiano.edu.br
Ir para o Topo

icone-lei-acessibilidade-sem-fundo

Lei de Acesso a Informação