Início do conteúdo
Curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente
Última atualização: 16/04/2019 - 17:08 horas | Data de publicação: 16/08/2017 - 9:37 horas
SOBRE O CURSO

O objetivo do curso técnico subsequente ao ensino médio em Meio Ambiente é formar profissionais técnicos com habilidades para a atuação na gestão ambiental e no uso sustentável dos recursos naturais nos mais diversos setores da sociedade, contribuindo com a formação de profissionais capazes de buscar soluções para as questões ambientais locais, de forma a contribuir para o desenvolvimento sustentável no Território de identidade Piemonte do Paraguaçu.

O curso em questão objetiva fornecer ao técnico elementos para elaboração de projetos voltados ao ensino, pesquisa e extensão, por meio de ações de ordem prática nessas três bases junto à comunidade interna e externa do Campus, dentro das temáticas ligadas ao curso, favorecendo, assim, a formação de atributos e valores necessários ao pleno exercício da cidadania, tais como a tolerância frente à diversidade cultural, étnica e racial, estimulando a capacidade crítica reflexiva que o leve à busca por soluções de problemas que permeiam seu contexto social.

PERFIL PROFISSIONAL

Coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais. Elabora relatórios e estudos ambientais. Propõe medidas para a minimização dos impactos e recuperação de ambientes já degradados. Executa sistemas de gestão ambiental. Organiza programas de Educação ambiental com base no monitoramento, correção e prevenção das atividades autrópicas, conservação dos recursos naturais através de análises prevencionista. Organiza redução, reuso e reciclagem de resíduos e/ou recursos utilizados em processos. Identifica os padrões de produção e consumo de energia. Realiza  levantamentos ambientais. Opera sistemas de tratamento de poluentes e resíduos sólidos. Relaciona os sistemas econômicos e suas interações com o meio ambiente. Realiza e coordena o sistema de coleta seletiva. Executa plano de ação e manejo de recursos naturais. Elabora relatório periódico das atividades e modificações dos aspectos e impactos ambientais de um processo, indicando as consequências de modificações.

CAMPO DE ATUAÇÃO

– Instituições de assistência técnica, pesquisa e extensão rural;
– Estações de tratamento de resíduos;
– Profissional autônomo;
– Empreendimento próprio;
– Empresas de licenciamento ambiental;
– Unidades de conservação ambiental;
– Cooperativas e associações.

COORDENAÇÃO

Coordenador
Prof. Me. Wanderson Guimarães Batista Gomes
E-mail: wanderson.gomes@ifbaiano.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2393567025888439

DOCUMENTOS CORRELACIONADOS AO CURSO

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)
Despacho nº 219/2019
Resolução N.º 14 de 18 de abril de 2017
Resolução N.º40 de 28 de agosto de 2017
Legislações e Normativas Internas

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itaberaba

Rodovia BA-233, Km 04, Itaberaba – BA, CEP 46880-000, Caixa Postal 22

Diretora Geral Pró-Tempore: Ozenice Silva dos Santos
E-mail: gabinete@itaberaba.ifbaiano.edu.br
Telefone: (75) 98302-6658 | (71) 98141-5536

Ir para o Topo

icone-lei-acessibilidade-sem-fundo

Lei de Acesso a Informação