Início do conteúdo
Curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente

Sobre

O objetivo do curso técnico subsequente ao ensino médio em Meio Ambiente é formar profissionais técnicos com habilidades para a atuação na gestão ambiental e no uso sustentável dos recursos naturais nos mais diversos setores da sociedade, contribuindo com a formação de profissionais capazes de buscar soluções para as questões ambientais locais, de forma a contribuir para o desenvolvimento sustentável no Território de identidade Piemonte do Paraguaçu.

O curso em questão objetiva fornecer ao técnico elementos para elaboração de projetos voltados ao ensino, pesquisa e extensão, por meio de ações de ordem prática nessas três bases junto à comunidade interna e externa do Campus, dentro das temáticas ligadas ao curso, favorecendo, assim, a formação de atributos e valores necessários ao pleno exercício da cidadania, tais como a tolerância frente à diversidade cultural, étnica e racial, estimulando a capacidade crítica reflexiva que o leve à busca por soluções de problemas que permeiam seu contexto social.


Perfil Profissional

Coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais. Elabora relatórios e estudos ambientais. Propõe medidas para a minimização dos impactos e recuperação de ambientes já degradados. Executa sistemas de gestão ambiental. Organiza programas de Educação ambiental com base no monitoramento, correção e prevenção das atividades autrópicas, conservação dos recursos naturais através de análises prevencionista. Organiza redução, reuso e reciclagem de resíduos e/ou recursos utilizados em processos. Identifica os padrões de produção e consumo de energia. Realiza  levantamentos ambientais. Opera sistemas de tratamento de poluentes e resíduos sólidos. Relaciona os sistemas econômicos e suas interações com o meio ambiente. Realiza e coordena o sistema de coleta seletiva. Executa plano de ação e manejo de recursos naturais. Elabora relatório periódico das atividades e modificações dos aspectos e impactos ambientais de um processo, indicando as consequências de modificações.


Campo de atuação

Instituições de assistência técnica, pesquisa e extensão rural.

Estações de tratamento de resíduos.

Profissional autônomo.

Empreendimento próprio.

Empresas de licenciamento ambiental.

Unidades de conservação ambiental.

Cooperativas e associações.


Coordenação

Wanderson Guimarães Batista Gomes
E-mail: wanderson.gomes@ifbaiano.edu.br


Atos administrativos

Projeto Pedagógico do Curso (PPC) Técnico Subsequente em Meio Ambiente

Resolução N.º 14 de 18 de abril de 2017

Resolução N.º40 de 28 de agosto de 2017

 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itaberaba

Endereço (sede provisória) : Avenida Rio Branco | nº 1003 | Centro | Itaberaba - BA | CEP: 46880-000 | Telefone: (75) 3251-2501

Acesso Rápido

Ir para o Topo

icone-lei-acessibilidade-sem-fundo

Lei de Acesso a Informação