Início do conteúdo
Assistência Estudantil

Assistencia Estudantil IFBAIANO

Política da Assistência Estudantil do IF Baiano é formada por um conjunto de princípios e diretrizes norteadores para o desenvolvimento de programas e linhas de ações, que favoreçam a democratização do acesso, a permanência e o êxito do(a) discente no seu processo formativo, propiciando-lhe o exercício pleno da cidadania.

Tal Política objetiva ampliar as possibilidades para o acesso a partir da inclusão social, por meio da promoção da igualdade de oportunidades entre todos(as) os(as) discentes matriculados e de medidas que busquem minimizar situações de repetência e evasão. Ela pretende também implementar ações educativas que propiciem o desenvolvimento do pensamento crítico, político e criativo dos(as) estudantes, além de ações que assegurem assistência à saúde dos mesmos, de forma preventiva.

Para o desenvolvimento de tais ações, a Política de Assistência Estudantil do IFBaiano institui órgãos colegiados e um conjunto de programas:

O PAISE é destinado aos estudantes regularmente matriculados, para garantir a permanência dos mesmos na instituição, durante o seu processo formativo. Ele é composto de uma série de benefícios, que dentro da especificidade do Campus Itapetinga, consistem em: alimentação estudantil, por meio do refeitório e os auxílios – moradia, transporte, creche, cópia e impressão(por cota), permanência e eventual;

O Programa de Incentivo à Cultura, Esporte e Lazer – PINCEL visa propiciar aos estudantes a participação em atividades artísticas culturais, esportivas e de lazer, com vistas à melhoria do desempenho acadêmico, à produção do conhecimento e à plena formação cidadã;

O Programa de Incentivo à Participação Político Acadêmica – PROPAC visa apoiar à realização de ações que contribuam para o exercício da cidadania e do direito de organização política do estudante.

A Política de Assistência Estudantil deve abranger, através de seus programas, todos os estudantes regularmente matriculados. O acesso aos programas e ações que demandarem recursos financeiros será destinado, prioritariamente, ao atendimento das necessidades do aluno cuja renda familiar per capita seja de até 1(um) salário mínimo e meio vigente e apresente outras situações de vulnerabilidade.

Para mais informações procure a Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE) – Campus Itapetinga.

Tel.: (77) 3261-2339/3261-2213 – Ramal 220
Email: cae@itapetinga.ifbaiano.edu.br

 

DOCUMENTOS
DISCRIMINAÇÃO
01 Resolução nº 64 de 2016, que institui a Política de Assistência Estudantil.
02 Regulamento Disciplinar Discente do IF Baiano

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itapetinga

Km 02 - Clerolandia, Itapetinga-Bahia, CEP: 45700-000

Tel.: (77) 3261-2213
E-mail: gabinete@itapetinga.ifbaiano.edu.br
Ir para o Topo

icone-lei-acessibilidade-sem-fundo

Lei de Acesso a Informação