Início do conteúdo
Histórico

Inauguração da Emarc – 07 de maio de 1980

O Campus Itapetinga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) está instalado onde funcionava a antiga Escola Média de Agropecuária Regional da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – EMARC IT, fundada em 07 de maio de 1980.

Como Centro de Treinamento de Mão-de-obra e de Formação de Nível Médio para atender às demandas agropecuárias da região sul da Bahia, a Escola formou, ao longo de sua história, em torno de 1.300 Técnicos em Agropecuária e treinou mais de 8.000 pessoas em cursos diversos.

Com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008), a Unidade de Ensino integrou-se à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, mudando seu perfil institucional para campus do IF Baiano.

A completa gestão do Campus Itapetinga aconteceu em 2010, com a posse do diretor-geral pro-tempore, José Assunção Silveira Júnior. Nesse sentido, houve estruturação dos setores administrativo e pedagógico e maior incentivo ao ensino, pesquisa e extensão. A gestão auxiliou no desenvolvimento de oito projetos de iniciação científica júnior, sendo quatro em pesquisa e quatro em extensão, beneficiando em torno de 20 alunos.

Em novembro de 2013, a professora Lizziane  da Silva Argôlo, assumiu a Direção Geral do Campus Itapetinga e se tornou a primeira mulher que desenvolve suas atividades no seu local de lotação, a dirigir um Campus do IF Baiano. Esse acontecimento aumentou o seu compromisso com os colegas e com toda a comunidade do instituto. O seu trabalho tem como base o fortalecimento das ações do IF Baiano junto ao território do Médio Sudoeste da Bahia, com o fortalecimento de ações desenvolvidas pelo instituto como o Pronatec, o Programa Mulheres Mil e os Cursos à Distância. Um diálogo mais próximo com o Território de Identidades do Médio Sudoeste, Associação de Agricultores e Comunidades Quilombolas, além de pais e estudantes, como forma de socializar as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Ações para a construção de um novo pavilhão de aulas, aperfeiçoamento no sistema de tecnologia da informação, restruturação mobiliária e bibliográfica da biblioteca, aquisição de equipamentos para o aperfeiçoamento pedagógico, no trato a comunidade acadêmica e para um bom desenvolvimento das atividades acadêmicas.

Posse do primeiro diretor-geral pro-tempore, do Campus, em 2010, José Assunção S. Júnior

A definição das competências para a Educação Profissional aumentou os compromissos e responsabilidades sociais dos Institutos Federais, pois devem ter 50% das suas vagas direcionadas à educação técnica de nível médio e 20% à formação de professores para a Educação Básica (licenciaturas), além de ofertar outras modalidades de cursos de graduação (tecnológicos, bacharelados e engenharias) e pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu). Em Itapetinga, a Direção do Campus tem um trabalho direcionado a aumentar as ofertas de vagas e cursos, para atender as premissas legais de uma educação pública, gratuita e de qualidade.Lizziane Argôlo é a primeira mulher a assumir a direção de um campus do IF Baiano.

Com base no artigo 3º do Estatuto do IF Baiano, o Campus Itapetinga objetiva, dentre outras responsabilidades, “o compromisso com a justiça social, equidade, cidadania, ética, preservação do meio-ambiente, transparência e gestão democrática”. Tem ainda como propósito promover a “eficácia nas respostas de formação profissional, difusão do conhecimento científico e tecnológico e suporte aos arranjos produtivos locais, sociais e culturais, bem como a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior, otimizando a infraestrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão.”

Em março de 2017, assumiu a Direção Geral o Professor Rômulo Spósito das Virgens, gestor atual.

Assim, o IF Baiano – Campus Itapetinga se firma com a tarefa de promover, com excelência, um ensino público e gratuito para a formação técnica de profissionais que atendam às peculiaridades regionais e às exigências da sociedade contemporânea.

MISSÃO
Oferecer educação profissional e tecnológica de qualidade, pública e gratuita, nas diferentes modalidades, preparando pessoas para o pleno exercício da cidadania e contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do país, através de ações de ensino, pesquisa e extensão.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itapetinga

Km 02 - Clerolandia, Itapetinga-Bahia, CEP: 45700-000

Tel.: (77) 3261-2213
E-mail: gabinete@itapetinga.ifbaiano.edu.br
Ir para o Topo

icone-lei-acessibilidade-sem-fundo

Lei de Acesso a Informação