Início do conteúdo
Histórico

O Campus Itapetinga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) está instalado onde funcionava a antiga Escola Média de Agropecuária Regional da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – EMARC IT, fundada em 07 de maio de 1980.

Como Centro de Treinamento de Mão-de-obra e de Formação de Nível Médio para atender às demandas agropecuárias da região sul da Bahia, a Escola formou, ao longo de sua história, em torno de 1.300 Técnicos em Agropecuária e treinou mais de 8.000 pessoas em cursos diversos.

Com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008), a Unidade de Ensino integrou-se à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, mudando seu perfil institucional para campus do IF Baiano.

A completa gestão do Campus Itapetinga aconteceu em 2010, com a posse do diretor-geral pro-tempore, José Assunção Silveira Júnior. Nesse sentido, houve estruturação dos setores administrativo e pedagógico e maior incentivo ao ensino, pesquisa e extensão.”

Em novembro de 2013, a professora Lizziane da Silva Argôlo, assumiu a Direção Geral do Campus Itapetinga, se tornando a primeira mulher que desenvolve suas atividades no seu local de lotação, a dirigir um Campus do IF Baiano.

Em março de 2017, assumiu a Direção Geral o Professor Rômulo Spósito das Virgens, gestor atual.

No seu propósito de servir à Bahia, em especial o Território Médio Sudoeste, o IF Baiano Campus Itapetinga vem trabalhando com ações fortalecedoras e com um diálogo próximo com líderes do território e dos municípios, sindicatos dos trabalhadores rurais, associação de agricultores, produtores e comunidades, como as Quilombolas, além de pais e estudantes, como forma de socializar as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

emarc21-300x221

Inauguração da Emarc – 07 de maio de 1980

inicioIF2

Posse do primeiro diretor-geral pro-tempore, do Campus, em 2010, José Assunção S. Júnior

posse2_1-300x200

Primeira mulher diretora de campus, Lizziane Argôlo, 2013

DSC00416 (1)

Direção Geral atual o Professor Rômulo Spósito das Virgens, 2017

 

 

Missão – Visão – Valores
MISSÃO

Oferecer educação profissional e tecnológica de qualidade, pública e gratuita, nas diferentes modalidades, preparando pessoas para o pleno exercício da cidadania e contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do país, através de ações de ensino, pesquisa e extensão.

VISÃO

Ser uma instituição de educação profissional e tecnológica referência na Bahia, em todas as áreas e modalidades de oferta, sobretudo, no desenvolvimento e fortalecimento de tecnologias agrárias que contribuam para o crescimento socioeconômico e cultural do estado.

VALORES

a) Excelência – pautada na eficiência, eficácia e efetividade nos processos de gestão;

b) Gestão democrática – pautada nos princípios de justiça, participação, corresponsabilidade, igualdade nas relações sociais e nos processos de gestão;

c) Ética – pautada nos princípios da transparência, justiça social e responsabilidade com o bem público.

d) Valorização dos servidores – pautada no fortalecimento e reconhecimento de que o desempenho da instituição depende da valorização, do desenvolvimento pessoal e técnico, do bem-estar e da realização profissional de todos os servidores.

e) Comprometimento – pautado compromisso dos servidores com o atendimento dos objetivos e da missão institucional.

f) Compromisso social – pautado no reconhecimento às diferenças históricas, econômicas, culturais e sociais.

g) Sustentabilidade – pautada na responsabilidade social e ambiental

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itapetinga

Km 02 - Clerolandia, Itapetinga-Bahia, CEP: 45700-000

Tel.: (77) 3261-2213
E-mail: gabinete@itapetinga.ifbaiano.edu.br
Ir para o Topo

icone-lei-acessibilidade-sem-fundo

Lei de Acesso a Informação