Unidades Educativas de Campo

UNIDADES EDUCATIVAS DE CAMPO

As Unidades Educativas de Campo do IF Baiano Campus têm por objetivo aprimorar e dinamizar o ensino, apoiando o desenvolvimento de pesquisas e ações de extensão nas diversas áreas técnicas. As unidades estão classificadas conforme as atividades desenvolvidas em: bovinocultura de leite, equideocultura, horticultura, fruticultura, minhocário, viveiro de mudas e campo agrostológico.

Bovinocultura de leite
O Campus possui um rebanho bovino composto por 37 animais mestiços Gir x Holandês. As instalações do setor de Bovinocultura compreendem o estábulo leiteiro, currais de manejo, galpão para ração e sistema de ordenha mecânica “balde ao pé”.
A obtenção diária do leite é destinada prioritariamente para abastecer o refeitório do Campus e o excedente é comercializado para um laticínio no município.

Equideocultura
Conta atualmente com um plantel de 12 equinos, constituindo um recurso didático para o Curso Técnico em Agropecuária e como instrumento de trabalho na rotina dos profissionais do campo.

Horticultura
A horta escolar é um laboratório vivo para diferentes atividades pedagógicas, além de ser um importante instrumento de educação ambiental. Abrange a exploração de hortaliças e que engloba culturas folhosas, raízes, bulbos, tubérculos, frutos diversos e partes comestíveis de plantas.
O setor, além proporcionar um campo para as aulas práticas de agricultura, o desenvolvimento de pesquisas e atividades de extensão, também abastece o refeitório do Campus.

Fruticultura
A fruticultura pode ser conceituada como sendo o conjunto de técnicas e práticas aplicadas adequadamente com o objetivo de explorar plantas que produzam frutas comestíveis, comercialmente.
No Campus Itapetinga o setor de fruticultura visa o cultivo de plantas frutíferas, propagação e produção de mudas frutíferas, proporcionando a realização de atividades de ensino e pesquisa.

Minhocário
Um minhocário é um modelo que representa um ambiente em que vivem as minhocas, sendo um ambiente moderadamente úmido e sombreado. O minhocário tem o objetivo de disseminar as técnicas de tratamento de resíduos orgânicos, transformando-os em húmus e biofertilizante líquido.

Viveiro de mudas
O viveiro é o ambiente/local onde germinam e se desenvolvem todo tipo de planta. É nele que as mudas são cuidadas até adquirir idade e tamanho suficientes para serem levadas ao local definitivo, onde serão plantadas.

Campo Agrostológico
É uma área demonstrativa com forrageiras utilizadas na alimentação animal, permitindo o estudo das condições de adaptação das espécies forrageiras, observando seu melhor desempenho. O espaço permite o desenvolvimento de pesquisa, e atividades de ensino, onde os discentes do Curso técnico em Agropecuária terão a oportunidade de observar a composição das plantas, porte, tipo de sementes e outros aspectos que permitam identificar as diversas espécies de plantas forrageiras utilizadas em pastagens no Brasil.

Espaços IF (7)Mandala do alto 1 aquaponiaIMG-20170817-WA0008aluno-itapetinga

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itapetinga