Instituto Federal Baiano
Campus Bom Jesus da Lapa

Siga nosso Instagram: @ifbaiano

IF Lapa realizou o I Simpósio de Didática e Educação Matemática
Última atualização: 23/09/2019 - 13:37 horas | Data de publicação: 23/09/2019 - 13:33 horas

Aconteceu no último dia 21 de setembro de 2019 no IF Baiano Campus Bom Jesus da Lapa o “I Simpósio de Didática e Educação Matemática: concepções teóricas e práticas para aprendizagem da Matemática”, culminando o fechamento das atividades do I semestre da 2ª turma da Pós-Graduação em Educação Matemática. O evento foi organizado por docente e estudantes e contou com a participação de profissionais da rede municipal de ensino de Carinhanha, Bom Jesus da Lapa e Serra do Ramalho. Na oportunidade as debatedoras Edimárcia Soares da Silva, Gabriela Silva, Veraluce Nunes da Silva, Joelma Sipauba Freitas, Heloísa Neves de Souza e Rozane Meira de Sá Teles Magalhães discutiram sobre a Teoria dos campos conceituais de Vergnaud”; Registro de representações; Obstáculos epistemológicos; Teorias das situações didáticas; Contrato didático; e Transposição didática, respectivamente. Na oportunidade, o Diretor Geral do Campus, Geangêlo de Matos Rosa, destacou a relevância do Simpósio para a formação continuada de professores, posto que a aprendizagem matemática ainda é um desafio para estudantes e docentes. Para ele, pensar numa matemática para todos requer romper com uma tradição perversa de supervalorização de aspectos de um saber abstrato e distanciado das realidades. Durante o simpósio, os participantes também visitaram um stand de jogos matemáticos construídos pelos discentes a partir de materiais recicláveis, abordando conteúdos matemáticos da educação básica. Para a estudante Edimárcia, o evento simbolizou a superação de dificuldades e os encorajou a enfrentar novos desafios, fortalecendo a convicção de que é possível aprender matemática de forma significativa.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa

BR 349, Km 14 - Zona Rural, Bom Jesus da Lapa - Bahia, CEP: 47600-000

Diretor: Geângelo de Matos Rosa