Articulação de Mulheres do Vale do Jiquiriçá – Projeto de Extensão – IF Baiano Campus Santa Inês
Última atualização: 12/04/2018 - 10:49 horas | Data de publicação: 12/04/2018 - 10:49 horas

3 O projeto de extensão Articulação de Mulheres do Vale do Jiquiriçá tem por objetivo fortalecer e integrar ações que se aproximam da Agroecologia levando em consideração as potencialidades e conflitos do território.

O projeto integra diferentes campos do conhecimento, envolvendo atividades com quintais produtivos, agroindustrialização da produção, comércio de aproximação e feminismo. Fazem parte da equipe, sob a coordenação da professora do IF Baiano Campus Santa Inês, Rita Garcia, estudantes do Ensino Médio e da Graduação do Campus, de outras Instituições e pessoas de Movimentos Sociais e Sindicais.

Uma das ações do projeto foi realizada no último dia 04 de abril de 2018 com famílias da Associação do Assentamento Força Jovem dando continuidade a discussões sobre trabalho coletivo e organização do trabalho feminino. Cabe lembrar que a presidenta da Associação, Raimunda de Jesus dos Santos, também é integrante desse coletivo.

A ação de extensão teve como propósito mostrar aos estudantes os problemas do campo, desafios e demandas de um assentamento. O encontro também foi uma oportunidade de valorizar agricultura familiar e tentar entender a importância da agroecologia para a construção de um novo formato de produzir e viver.

As técnicas e ferramentas usadas para promover o diálogo foram dinâmicas de grupos, apresentação e discussão de vídeos e a construção coletiva da trajetória do assentamento.

Atualmente a Associação tem 20 famílias, produz e comercializa hortaliças, maracujá, banana, aipim, urucum, farinha de mandioca, farinha de banana, tempero seco caseiro e mantém uma área cultivada com araruta que foi resultado de outros trabalhos realizados pela Articulação.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês

BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000