Evento discute o lugar da mulher na ciência
Última atualização: 09/11/2018 - 12:25 horas | Data de publicação: 08/11/2018 - 11:38 horas

“Ciência – lugar de mulher” foi realizado durante a 5ª SNCT

O tema “Ciência para a redução das desigualdades” inspira discussões sobre as razões pelas quais a ciência é uma construção realizada muito mais por homens do que por mulheres. Por que o número de mulheres membros de comitê de científico, das sociedades de ciências, que ganharam prêmio nobel, bolsistas produtividade entre outros é menor que o dos homens? Há neutralidade no mundo da ciência (ocidental)? As características de gênero frequentemente atribuídas às mulheres coincidem com as de um cientista?

Com o entendimento de que gênero e ciência são construções sociais, históricas, produto de relações de poder, e que seus efeitos tem limitado a vida das mulheres, as professoras Rita Garcia e Catia Farago, junto com suas bolsistas, reuniram estudantes no minicurso “Ciência – lugar de mulher” durante a 5ª SNCT no campus Santa Inês. O minicurso teve por propósito trazer uma reflexão sobre a ausência da mulher na ciência, reconhecendo a contribuição da crítica feminista para sua desdogmatização e redesenho de novos paradigmas para a sociedade.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês

BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000