Lançado livro que reúne experiências do IF Baiano na área de educação ambiental
Última atualização: 12/06/2018 - 8:48 horas | Data de publicação: 08/06/2018 - 14:23 horas

livro-educacao-meio-ambiente-ifbaiano-1-1 O livro “Educação, meio ambiente e comunidade”, que reúne experiências positivas de pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), foi lançado nesta terça-feira, 5, durante o XVII Festival de Livros e Autores da UFBA. Outros 23 novos títulos foram lançados no evento, que aconteceu no Palacete das Artes, em Salvador.

Organizado pela docente Joana Fidelis, a publicação reúne uma série de artigos escritos por docentes e estudantes do IF Baiano. Os relatos tratam de projetos e ações de ensino, pesquisa e extensão que ampliaram as discussões sobres temas ambientais na educação profissional técnica de nível médio. A coletânea é resultado de projeto apoiado por chamada interna da Propes/IF Baiano e foi publicada pela editora da Universidade Federal da Bahia, Edufba.

Segundo Fidelis, a ideia foi de reunir relatos de pesquisadores de diversos campi da instituição, atuantes na área ambiental e desenvolvedores de projetos de ensino, pesquisa e extensão. “Esses trabalhos, uma vez publicados, servem de referência para outros que possam vir a ser realizados futuramente”, destacou a autora.

A docente do IF Baiano, Maria Arlinda, autora de um dos capítulos comentou sobre a importância das ações retratadas no livro. “Vale a pena ser lido por que mostra, inclusive, como a gente pode atuar junto a outras comunidades, ouvindo, conhecendo a necessidade e, a partir disso, vendo como a gente enquanto Instituto pode chegar para contribuir com o desenvolvimento local”.

Outro pesquisador convidado para a coletânea, o docente José Rodrigues, destacou a contribuição que o livro traz ao mostrar que a pesquisa serve para o desenvolvimento institucional e também para o desenvolvimento cidadão.

Fonte: https://bit.ly/2kYFrF0

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês