Início do conteúdo
Lançamento coletivo de livros produzidos pela Eduneb conta com capítulo de autoria de servidoras do Campus Santa Inês
Última atualização: 24/10/2017 - 17:57 horas | Data de publicação: 20/10/2017 - 13:53 horas

http://eduneb.uneb.br/wp-content/uploads/2017/10/convite-coletivo-19-out-menor.jpg


Aconteceu, dia 19 de outubro, o lançamento e a sessão de autógrafos do Livro que conta com capítulo (13) de autoria de servidoras do IF Baiano, Campus Santa Inês.

O livro tem como titulo: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, GESTÃO E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: desafios e experiências no Brasil e em Portugal.  Integralmente financiado pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB, o livro conta com 14 capítulos, 38 pesquisadores de 2 países – Brasil e Portugal – e 10 instituições:

– Instituto Federal Baiano (IFBaiano); Secretaria de Estado de Educação do Rio Grande do Norte; Universidade de Lisboa; Universidade do Minho; Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN); Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; e Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

LISTA DE AUTORES / CAPÍTULOS:

Capítulo 1 – REDES E SISTEMAS: o papel inovador da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) na educação da Bahia, Brasil – Nadia Hage FialhoLídia Boaventura Pimenta Breno Pádua Brandão Carneiro

Capítulo 2 – A INVESTIGAÇÃO SOBRE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA COM RECURSOS TECNOLÓGICOS NO BRASIL E EM PORTUGAL – António José Meneses Osório, Elaine Cristina de Andrade Barbosa e Ana Cecília Jorge de Souza

Capítulo 3 – O CURRÍCULO, OS MACROCAMPOS E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO MÉDIO INOVADOR: o que dizem os professores? – Betania Leite Ramalho, Isauro Beltrán Nuñez e Aliete Bornman

Capítulo 4 – TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO BÁSICA: referenciais epistemológicos – Arnaud Soares de Lima Junior

Capítulo 5 – A ARTE DE SE REINVENTAR – Trajetórias e identidades de professores “imigrantes” em novos contextos culturais – Monique Montenegro, Isabel Freire, Ana Paula Caetano

Capítulo 6 – O QUE SE PASSA QUANDO PROFESSORES E PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SE TORNAM ALUNOS/AS DE CURSOS ON-LINE? Dificuldades de professores/as em um curso EaD de pós-graduação em serviço – Maria Eulina Pessoa de Carvalho, Josilene Aires MoreiraCecília Telma Alves Pontes de Queiroz e Rita Cristiana Barbosa

Capítulo 7 – A VOZ DOS ALUNOS NA INOVAÇÃO EDUCATIVA: empoderamento e diálogo intercultural – Lisete Bicho, Ana Paula Caetano, Isabel Freire, Elsa Machado e Susana Vassalo

Capítulo 8 – A LEITURA LITERÁRIA EM PORTUGAL E NO BRASIL: um estudo de caso comparativo – Verônica Maria de Araújo PontesFernando Azevedo e Jean Mac Cole Tavares Santos

Capítulo 9 – A INTERIORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA BAHIA REPUBLICANA – Elizabete Conceição Santana e Jaci Maria Ferraz de Menezes

Capítulo 10 – ENSINO MÉDIO NA BAHIA: desafios e alternativas para o processo de democratização – Elisiana Rodrigues Oliveira BarbosaMaria Izabel de Quadros Vivas Mônica Moreira de Oliveira Torres

Capítulo 11– O OBSERVATÓRIO DA VIDA DO ESTUDANTE DA UFRN (OVEU): uma ferramenta que auxilia na tomada de decisões – Karine Symonir de Brito Pessoa e Iloneide Carlos de Oliveira Ramos

Capítulo 12– FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, BRASIL – Ana Maria Iorio Dias, Conceição de Maria Pinheiro BarrosJoelma Soares da Silva Juliana Ladeira Santos

Capítulo 13– CRIANDO NEXOS: a política de formação de professores para a Educação Básica do Brasil e de Portugal – Merilande de Oliveira Soares Eloi e Rosangela Lima de Neves Rodrigues

Capítulo 14– GESTÃO DEMOCRÁTICA: conexões entre a escola, a comunidade e a mudança social – Sergio Hage Fialho


Site da Eduneb:  http://eduneb.uneb.br

 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês

BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.:(73) 3536-1213 | (73) 3536-1214 | (73) 3536-1210
Diretor: Abdon Santos Nogueira
E-mail: gabinete@si.ifbaiano.edu.br
Ir para o Topo