Início do conteúdo
NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO E PSICOSSOCIAL – NAPSI

O Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial deve ser constituído de um(a) Assistente Social, um(a) Psicólogo(a) e um(a) Pedagogo(a) e colaborar no processo de ensino-aprendizagem do estudante, buscando minimizar as possíveis dificuldades referentes aos aspectos psicológicos e sociais.

O NAPSI é responsável pela implementação do Programa de Acompanhamento Psicossocial e Pedagógico (PROAP) e integra a Comissão de Assistência Estudantil, responsável pela implementação do Programa de Assistência e Inclusão Social do Estudante (PAISE), ambos os programas pertencentes a Política de Assistência Estudantil do IF Baiano.

Programa de Acompanhamento Psicossocial e Pedagógico – PROAP

O Programa de Acompanhamento Psicossocial e Pedagógico (PROAP) tem como objetivo viabilizar ações de promoção da saúde, bem como atividades interdisciplinares de natureza preventiva e interventiva que resultará no bem estar biopsicossocial e/ou desempenho acadêmico. Destinar-se-á aos estudantes, professores, pais e/ou responsáveis, através da criação do Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (NAPSI).

O NAPSI acompanhará os estudantes em seu desenvolvimento integral a partir das demandas diagnosticadas no cotidiano institucional. Poderá prestar atendimento, individualizado ou em grupo, para estudantes que procuram o serviço por iniciativa própria ou por solicitação ou indicação de docentes e/ou pais.

Caberá ao NAPSI, através do Programa, promover ações de prevenção relativas a comportamentos e situações de risco (uso e abuso de substâncias psicoativas, violência); fomentar diálogos temáticos com os familiares dos estudantes, garantindo a sua participação, na vida acadêmica do educando e na democratização das decisões institucionais; realizar acompanhamento sistemático às turmas de modo a identificar dificuldades de natureza diversa que podem refletir direta ou indiretamente no seu desempenho acadêmico, intervindo e encaminhando, quando necessário.

Programa de Assistência e Inclusão Social do Estudante – PAISE

O Programa de Assistência e Inclusão Social do Estudante (PAISE) do IF Baiano é destinado aos discentes regularmente matriculados que possuam renda per capita de até um salário mínimo e meio vigente – conforme definido pelo Decreto nº 7.234 de 19 de julho de 2010, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – para garantia da permanência na instituição durante os anos da formação acadêmica.

Caberá a Comissão de Assistência Estudantil do Campus elaborar edital para a execução do programa.

O PAISE, observando as normas e possibilidades do Campus, será composto de uma série de ações e benefícios, conforme descriminado a seguir.

Residência Estudantil

Viabiliza a permanência integral do estudante, oriundo de municípios distantes e/ou que tenha dificuldade de translado diário. Este benefício atende aos estudantes de ambos os sexos e, preferencialmente, aqueles adolescentes (entre 12 e 18 anos) em situação de vulnerabilidade social e baixa condição econômica. Aos residentes deverão ser asseguradas as três refeições diárias (café-da-manhã, almoço e jantar) enquanto permanecerem no Campus.

Auxílio Moradia

Concessão de valor financeiro, fixo e mensal, a estudantes oriundos de municípios distantes e/ou com dificuldade de translado diário e que não tenham sido beneficiados com a Residência Estudantil.

Auxílio Transporte

Concessão de repasse financeiro, de valor fixo e mensal, ao estudante para custear as despesas com transporte, auxiliando-o no translado de ida e retorno ao Campus, durante o período letivo. Este auxílio não poderá ser concedido ao educando que já está inserido em outro programa similar, por exemplo: transporte ou vale transporte disponibilizado pelas prefeituras.

Auxílio Material Acadêmico

Concessão de repasse financeiro, único e anual, ao estudante, para custear as despesas com material acadêmico.

Auxílio Uniforme

Concessão de repasse financeiro, único e anual, ao estudante para custear as despesas com uniforme.

Auxílio Cópia e Impressão

Garantia da reprodução e/ou impressão do material de uso acadêmico utilizado durante o ano letivo. Deverá ser expressamente vedada à reprodução integral de obra, salvo com autorização do autor, à exceção das que já integram o domínio público, nos termos da Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. O programa poderá ser executado com recursos do PAISE e/ou do próprio Campus, na forma de cota ou de repasse financeiro ao estudante.

Auxílio Creche

Concessão de repasse financeiro, fixo e mensal ao estudante pai ou mãe de criança com até 5 (cinco) anos de idade, que não possui amparo familiar para o cuidado da criança durante o horário de aula. De acordo com a Portaria nº. 519 de 09 de abril de 2014, é vedada a concessão de pagamento cumulativo de Auxílio Creche pelo PAISE a estudantes cônjuges.

Auxílio Eventual

Ajuda de custo para atender as necessidades específicas relativas às demandas emergenciais, tais como:

– exames médicos e odontológicos, que não são realizados nas regiões circunvizinhas ao campus;

– acompanhamento psicoterapêutico; – na eventualidade da falta de recursos provenientes da Assessoria de Diversidade e Inclusão, poderá ser utilizado para acompanhamento com profissional especializado a estudantes com deficiência, assim como na aquisição de tecnologias assistivas, órteses e próteses;

– compra de medicamentos prescritos por médico, óculos de grau e tratamento dentário, não cobertos pelo Sistema Único de Saúde;

– outras demandas que devam ser analisadas pela Comissão de Assistência Estudantil local.

Auxílio Permanência

Auxílio financeiro mensal, destinado aos estudantes que não possam ser contemplados pelos demais auxílios financeiros, previstos neste Edital, cuja renda per capita familiar seja inferior a 25% do salário mínimo vigente.

Auxílio PROEJA

Concessão de repasse financeiro, fixo e mensal, aos estudantes regularmente matriculados em cursos do Proeja Técnico ou de Formação Inicial e Continuada (FIC), em situação de vulnerabilidade social.

Dentre os auxílios financeiros, apenas os de material acadêmico, uniforme e eventual, poderão ser cumulativos entre si e com qualquer outro.

NAPSI

Telefone: 73 3536 1210 – Ramal 15

Psicóloga: Meirelande Barreto Rocha. E-mail: meirelande.rocha@si.ifbaiano.edu.br

Assistente Social: Nívea Barreto Ferreira Costa. E-mail: nivia.costa@si.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês

BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.:(73) 3536-1213 | (73) 3536-1214 | (73) 3536-1210
Diretor: Nelson Vieira da Silva Filho
E-mail: gabinete@si.ifbaiano.edu.br
Ir para o Topo

icone-lei-acessibilidade-sem-fundo

Lei de Acesso a Informação