Início do conteúdo
Projeto de professor do Campus Santa Inês é selecionado para o Reditec
Última atualização: 21/08/2018 - 12:20 horas | Data de publicação: 21/08/2018 - 15:30 horas

No total, foram selecionados 41 projetos de inovação de 23 instituições da Rede Federal para apresentação na Tenda Tecnológica.

WhatsApp Image 2018-08-09 at 21.42.37 (1)

O projeto “Produção de Iogurte com adição de cogumelos”, desenvolvido pelo professor Dr. Vinícius Reis Figueiredo, do Campus Santa Inês, foi selecionado entre os melhores projetos de inovação desenvolvidos nas instituições da Rede Federal para o Reditec 2018. O evento, que este ano é organizado pelo Instituto Federal Fluminense, será realizado, de 10 a 14 de setembro, em Búzios, no Rio de Janeiro. No total, foram selecionados 41 projetos de inovação de 23 instituições da Rede Federal para apresentação na Tenda Tecnológica, um espaço interativo, aberto a visitação, dentro do Reditec.

“A proposta de desenvolver o projeto surgiu a partir da necessidade de estimular o hábito da pesquisa nos estudantes do ensino médio integrado do campus Santa Inês. Não somente pesquisas tradicionais, mas buscar quais as tendências atualizadas da população no que tange ao consumo de produtos inovadores que podem proporcionar benefícios à saúde”, conta o professor. Seguindo essa proposta, o pesquisador, junto com os estudantes, uniu as ações de cultivo do cogumelo do sol, no campus, ao beneficiamento do mesmo para incorporar seu extrato na formulação de um produto inovador: Iogurte adicionado de farinha de cogumelo do sol.

O resultado do projeto é um produto que, entre outras funcionalidades, atua na redução da absorção de colesterol se associado a hábitos saudáveis. “É importante destacar que existem dezenas de tipos de iogurtes no mercado, desde iogurte natural e, especialmente, aqueles que são comercializados com pedaços de frutas, no entanto, a elaboração de um iogurte diferenciado, utilizando cogumelos, pode ser uma alternativa viável para uma alimentação funcional mais saudável, oportunizando ao consumidor adquirir uma bebida inovadora com característica singular”.

Os trabalhos selecionados para a Tenda Tecnológica concorrem ainda a duas vagas no Congresso da Federação Mundial de Colleges e Politécnicos (WFCP), em Melbourne, na Austrália, nos dias 8 e 9 de outubro de 2018.

Para o professore Vinícius Figueiredo e equipe, o trabalho não para. O projeto continua em desenvolvimento com a possibilidade de registro de nova patente de invenção, agora no segmento de fabricação de biscoitos cookies. “Atualmente a população tem buscado alimentos mais saudáveis associando uma vida saudável com a ingestão de produtos que beneficiem a saúde. Portanto, utilizar alimentos como veículo de promoção do bem-estar e saúde tem incentivado investigações de novos componentes naturais e o desenvolvimento de novos ingredientes, possibilitando a inovação no mercado de produtos alimentícios”, completa o professor.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês

BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.:(73) 3536-1213 | (73) 3536-1214 | (73) 3536-1210
Diretor: Abdon Santos Nogueira
E-mail: gabinete@si.ifbaiano.edu.br
Ir para o Topo