Reitor do IF Baiano emite Nota de Esclarecimento sobre Cortes no Orçamento
Última atualização: 15/05/2019 - 13:26 horas | Data de publicação: 15/05/2019 - 13:23 horas

Na última sexta-feira (03), o reitor do Instituto Federal Baiano, professor Aécio José Araújo Passos Duarte, emitiu nota sobre o contingenciamento orçamentário imposto à educação com os recentes cortes do Governo Federal. Na nota, o reitor pontua ações que a instituição precisa adotar para se adequar às medidas.

O contingenciamento, segundo o Reitor, foi 30% no orçamento total do IF Baiano, sendo que para as ações de custeio, o corte chega a quase 40% em relação ao que está estabelecido pela Lei Orçamentária de 2019.

Para superar os cortes, a instituição deverá realizar uma revisão geral das ações que envolvem orçamento de custeio, tais como: reuniões, cursos de capacitação, eventos e viagens técnicas. Os contratos continuados, como os serviços de conservação e vigilância também deverão ser revisados, assim como os custos com as unidades educativas de produção deverão ser diminuídos.

O reitor ainda pontou que as reuniões de colegiados, grupos de trabalho, comitês e comissões devam ser feitas, prioritariamente, via web conferência, reduzindo custos de diárias e passagens. Por fim, a recomendação foi para a racionalização do consumo de água e energia, diminuição da quantidade de impressões, dando preferência a versão digital dos documentos, e a redução do uso de veículos oficiais.

Após as recomendações, o reitor do IF Baiano afirmou que buscará, incansavelmente, soluções para reverter este quadro, a fim de retomar a normalidade das atividades da instituição. Ele se reunirá na próxima quinta-feira (9) com o secretário da Secretaria de Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, SETEC/MEC para expor as dificuldades que estamos enfrentando.

Veja a nota na íntegra

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês