Instituto Federal Baiano
Campus Serrinha

Siga nosso Instagram: @ifbaiano

Projeto FIC
Última atualização: 08/11/2018 - 20:01 horas | Data de publicação: 08/11/2018 - 19:59 horas

O projeto de extensão FIC é formado pelas professoras Adriele, Maria Antônia, professor Márcio, pelo técnico de Alimentos Jorge e coordenado pela Profª. Drª Letícia Caribé Reis. O projeto surge a partir do momento que os idealizadores do projeto percebem o quão a mandioca é produzida no território, apesar das condições climáticas recorrentes. A primeira etapa do FIC concentrou no mapeamento das casas de farinha existentes na região (ativas ou não) de diversas comunidades rurais da região. Segundo a Profª Letícia Reis, em uma visita realizada em feiras livres, os produtores afirmaram que as únicas coisas que costumavam produzir a partir da mandioca eram a farinha e a tapioca para produção de beiju. Diante disso, a equipe idealizadora do projeto decidiu por realizar oficinas que proporcionassem embasamento para a fabricação de alimentos utilizando a mandioca como matéria-prima principal. A turma do curso de extensão é constituído por um(a) morador(a) de cada comunidade rural onde as casas de farinhas visitadas pela equipe do FIC se localizam, e desse modo, cada aluno do curso torna-se multiplicador para a sua comunidade a partir dos conteúdos aprendidos. Para além da produção, os participantes do curso aprendem também as questões de higienização, embalagem e rotulação de alimentos, bem como noções de cooperativismo, para lidar com questões financeiras para uma melhor comercialização dos produtos.

A coordenadora do FIC salienta a importância de projetos de extensão para provocar uma melhor relação da comunidade externa com o Instituto.

Projeto FIC 1 Projeto FIC 2
Projeto FIC 3 Projeto FIC 4

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Serrinha

Estrada Vicinal de Aparecida, s/n, Bairro Aparecida, Serrinha - Bahia, CEP: 48700-000