IFBaiano e UFSB celebraram convênio para compartilhar recursos e laboratórios
Última atualização: 01/12/2017 - 9:31 horas | Data de publicação: 01/12/2017 - 9:21 horas

No dia 30 de novembro de 2017 foi assinado um acordo que estabelece cooperação técnica entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano) e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), visando o desenvolvimento de projetos e programas de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de química, alimentos e biotecnologia e atividades práticas por meio da infraestrutura do Centro de Tecnologia de Alimentos (CTA)  do campus Uruçuca.

O IFBaiano e a UFSB já trabalham em parceria acadêmica desde 2015, e a negociação para a construção da proposta começou em abril de 2016. O início dos contatos se deu com o pedido encaminhado pelo Centro de Formação em Tecno-Ciências e Inovação (CF-TCI) da UFSB à Coordenação de Apoio Institucional a Pesquisa e Projetos, setor da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Proplan).

A nova iniciativa visa aproveitar o espaço do Centro de Tecnologia de Alimentos do Campus Uruçuca do IFBaiano. O CTA possui quatro salas de aula, cinco laboratórios analíticos (microbiologia, bioprocessos, química, análise sensorial e análise de alimentos),  cinco áreas de processamento de alimentos (leite e derivados, carne e pescados,  processamento de vegetais, panificação e tubérculos e processamento de cacau e chocolate); uma área de convivência, uma área de utilidades industriais (vapor, ar comprimido, água gelada), uma sala de reuniões, quatro gabinetes para professores, quatro depósitos para insumos e produtos acabados além de banheiros e vestiários.

A expectativa é de alavancar o desenvolvimento da região nos setores de biotecnologia e tecnologia de alimentos através dos diversos tipos de projetos que podem ser conduzidos a partir dessa parceria, e também por meio da formação de profissionais especializados nesses setores.

Servidores da UFSB e IF Baiano campus Uruçuca

Flávia Albuquerque (Chefe de Gabinete do IF Baiano campus Uruçuca) e Joana Angélica Guimarães (Magnífica Reitora em exercício da UFSB)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Uruçuca

Rua Dr. João Nascimento - S/N - Centro, Uruçuca-Bahia, CEP: 45680-000