2ª Roda de Conversa – Diálogos entre dois mundos
Última atualização: 31/01/2019 - 9:27 horas | Data de publicação: 02/12/2018 - 21:41 horas

O Projeto de Extensão Cidadania Surda: diálogo entre dois mundos, PIBIEX Chamada Interna nº 01/2017/IF Baiano Uruçuca e a Prefeitura Municipal de Uruçuca, através das Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, realizaram no dia 04 de dezembro, das 13 às 17 horas, no auditório Gregório Bondar, a  2ª Roda de Conversa com o tema: “Comunidade Surda- Políticas Públicas: O caminho para a garantia de direitos”.

As Secretarias Municipais envolvidas apresentaram as Políticas Publicas do Município de Uruçuca que contemplam as pessoas surdas e os meios para acessar os serviços ofertados. Evento contou com a presença de pessoas surdas e seus familiares, tradutores e intérpretes de Libras, comunidade acadêmica local e representações de diversos segmentos sociais de Uruçuca, como representantes do Projeto de Promoção Educacional e Proteção Social para Infância e Adolescência de Uruçuca (PROEPS).

Após o momento da Roda de Conversa, os presentes participaram de um momento de confraternização no Centro de Hospitalidade e Turismo, apreciaram trabalhos expostos sobre Artefatos Culturais Surdos feitos por estudantes do componente curricular Libras dos Cursos Tecnólogos em Agroecologia< 6º semestre, e Gestão em Turismo, 4º semestre.

O evento objetivou possibilitar à Comunidade Surda de Uruçuca (familiares, amigos, tradutores e intérpretes de Libras) o acesso a conhecimentos referentes aos direitos e garantia, bem como contribuir para construção da autonomia e emancipação da Pessoa Surda enquanto cidadã. Além de cumprir o objetivo, a segunda roda de conversa, ratifica a importância de ações articuladas de entes federados e sociedade civil organizada para promoção de uma sociedade igualitária.

A primeira Roda de Conversa do Projeto de Extensão ocorreu no dia 04 de abril deste ano e abordou a temática: “Narrativas Surdas- enfrentamentos e conquistas”. Contou com a parceria das Associações de Surdos de Ilhéus e de Itabuna e a participação dos estudantes Surdos do Campus. A expectativa é que outros momentos de debates como este ocorram no ano de 2019.

Fotos: Mara Rúbia Nasper e Daniele Barreto

juntos lanche 1 Logo projeto prefeitura e IF