Aluno do Campus Uruçuca é premiado no I Concurso Nacional de Cacau Especial do Brasil
Última atualização: 25/02/2019 - 14:56 horas | Data de publicação: 25/02/2019 - 14:54 horas

O nosso aluno da Pós Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos com ênfase em cacau e chocolate, Lucas Moreira Arléo, é proprietário de Fazenda Santa Rita em Ilhéus e cultiva o cacau Cabruca. O aluno participou do 1° Concurso Nacional de Qualidade de Cacau Especial do Brasil  e ganhou o prêmio da 5° melhor amêndoa do Brasil na categoria Blend.

Lançado em 17 de setembro de 2018 o concurso contou com a participação de 53 cacauicultores das principais regiões  produtoras, como Bahia, Pará e Espírito Santo.  A  competição foi dividida em 3 etapas e teve como jurados, importantes membros da cadeia produtiva do cacau e  chocolatiers consagrados nacionalmente. O resultado foi divulgado no dia 22 de fevereiro, em Ilhéus-BA.

O Concurso é uma iniciativa conjunta da cadeia de cacau apoiada pela Barry Callebaut, Mondelez, Harald, Dengo do Brasil, GrainPro, Instituto Arapyaú, SEBRAE, FAEB e executada  pela Centro de Inovação do Cacau em parceria com a CEPLAC, PCTSB e a Câmara Setorial do Cacau do Brasil.

Segundo Cristiano Villela, Diretor-executivo do CIC e presidente do Comitê, o  1º Concurso Nacional de Cacau Especial do Brasil é um marco para a cacauicultura brasileira, incentivando a melhoria da qualidade e da sustentabilidade na produção de cacau especial no Brasil.  Nessa edição, a arroba de cacau premiada vai receber 5 mil reais em premiações.

Fonte: www.forumdocacau.com.br

Nosso aluno Lucas Arléo, ao Centro, recebendo a premiação da 5ª melhor amêndoa do Brasil na categoria Blend. (Foto: Lucas Arléo)

01-forum

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Uruçuca