Participação da comunidade no IV Seminário sobre Sustentabilidade Ambiental
Última atualização: 12/08/2019 - 13:23 horas | Data de publicação: 10/06/2019 - 9:00 horas

Aconteceu na última quarta-feira (05/06) o IV Seminário sobre Sustentabilidade Ambiental no IF Baiano, Campus Uruçuca, que contou com a participação de cerca de 160 pessoas, envolvendo estudantes, professores e membros da comunidade externa.

O tema central dessa edição foi “Mudanças climáticas e impactos ambientais: implicações e desafios”, debatido na mesa redonda ministrada pelo prof. Dr. Henrique Leonardo Maranduba – IFBA, Campus Jequié, prof. Msc. Rui Barbosa da Rocha – UESC e Prof. Dr. João Victor da Silva Santos – IF Baiano, Campus Uruçuca. As discussões foram bastante enriquecedoras e oportunizaram a construção de aprendizagens significativas.

Dentre as atividades realizadas, cabe destacar as oficinas e os relatos de experiência, que tiveram excelente adesão, a saber:

1. Produção de composto orgânico;

2. Aproveitamento Integral de Alimentos;

3. A importância da reciclagem e como você pode colaborar com ela;

4. Música lixo luxo;

5. Trilha interpretativa na reserva ecológica da Matinha;

6. Alimentação nutritiva e sustentável utilizando Plantas Alimentícias não convencionais (PANCS);

7. Calcule sua pegada de carbono e aprenda a transformar problemas em soluções em prol da conservação e da inclusão social;

8. Confecção de brinquedos científicos com materiais recicláveis e de baixo custo;

9. Relato de experiência: Horta na escola;

10. Relato de experiência: Ações voltadas para a sustentabilidade na UFSB;

11. Relato de experiência: Grupo de Amigos da Praia (GAP).

A comissão organizadora agradece a participação de todos e espera ter contribuído com a promoção da sensibilização ecológica na perspectiva de formar agentes multiplicadores de saberes ambientais.

Mesa Redonda “Mudanças climáticas e impactos ambientais: implicações e desafios” –
prof. Dr. Henrique Leonardo Maranduba (IFBA Campus Jequié); Prof. Msc. Rui Barbosa da Rocha (UESC) e Prof. Dr. João Victor da Silva Santos (IF Baiano Campus Uruçuca).

Oficina “A importância da reciclagem e como você pode colaborar com ela”
Oficina: “Aproveitamento Integral de Alimentos”
Oficina: “Confecção de brinquedos científicos com materiais recicláveis e de baixo custo”
Oficina: “Produção de composto orgânico”