Início do conteúdo
Técnico Subsequente

CURSOS SUBSEQUENTES

Técnico em Agrimensura

O curso Técnico em Agrimensura habilitará profissionais com as tecnologias atualmente disponíveis no mercado (receptores GPS, estações totais, níveis automáticos, softwares relativos à Agrimensura, etc).

O curso Técnico em Agrimensura, vem buscando o aperfeiçoamento e qualidade mais apropriada ao perfil de formação do profissional, requerido pelo mundo atual do trabalho. Com o desenvolvimento a aplicação de novas tecnologias relacionadas à Agrimensura fazem surgir diversas oportunidades de expansão do mercado nessa área, tanto em centros urbanos como nas áreas rurais, especialmente em: projetos de engenharia (rodovias, redes de energia, de esgoto e de agua). Trabalho autônomo, em instituições privadas e públicas que atuam no campo da topografia, da geodésia, da construção civil, da demarcação de terras, de infraestrutura e da engenharia em geral.

OBJETIVO DO CURSO: O Técnico em Agrimensura deverá ser um profissional detentor das competências gerais da área e com perfil que lhe permita atual como agente autônomo de desenvolvimento, tanto nas inúmeras e predominantes pequenas propriedades da região, bem como na prestação de serviços de assistência técnica.

PERFIL DO PROFISSIONAL TÉCNICO: O profissional Técnico em Agrimensura ao concluir o curso deverá ser um profissional em condições de aplicar os conhecimentos científicos e tecnológicos adquiridos sobre produção, aquisição. Armazenamento, análise, disseminação e gerenciamento de informações espaciais relacionadas com o ambiente e como os recursos terrestres, planejando, coordenando e supervisionando trabalhos de suas atribuições.

Coordenador: Rubem Pedreira de Souza
Contato: rubem.souza@ifbaiano.edu.br
Coordenador substituto: Ivanilton Neves de Lima
Contato: ivanilton.lima@ifbaiano.edu.br

Saiba mais sobre o Projeto Pedagógico em: https://goo.gl/mTNgLk

Técnico em Agropecuária

O Curso Técnico em Agropecuária foi iniciado em 1965, sendo o pioneiro da EMARC-Uruçuca, e foi criado para atender às novas demandas no campo e preparar mão-de-obra mais especializada para o complexo produtivo. Ao longo do tempo, este curso sofreu modificações, para atender o requerimento das leis educacionais e às demandas econômicas e sociais, fazendo hoje parte da rede dos Institutos Federais, mas, sempre teve uma importância muito grande no contexto regional, já tendo habilitado mais de 3.600 técnicos em Agropecuária. Atualmente o curso tem a duração de dois anos, e tem como grande responsabilidade e missão, a habilitação de técnicos que muito contribuirão para a produção de alimentos na perspectiva de inclusão social e da conservação do meio ambiente, atuando de forma empreendedora, inovadora e solidária, aumentando a competitividade na economia global, elevando a renda e melhorando a qualidade de vida.

Coordenador: Julianna Alves Torres
Contato: julianna.torres@ifbaiano.edu.br
Coordenadora substituta: Rilvaynia Dantas Soares
Contato: rilvaynia.soares@ifbaiano.edu.br

Saiba mais sobre o Projeto Pedagógico em: https://goo.gl/DiCa6P

Técnico em Alimentos

O Curso de Técnico em Alimentos foi implantado oficialmente no ano de 1975 pela EMARC-Uruçuca, um departamento de educação da CEPLAC, e desenvolveu suas atividades nas dependências do CEPEC em Ilhéus até 1979, durante este período o ingresso das turmas era anual. Em 1980 houve a transferência do curso para a área da EMARC-Uruçuca, sendo a partir deste ano oferecido em anos alternados. Em 2008 retornou-se a oferta do curso anual.

O curso surgiu com o início da implantação das indústrias de alimentos nos pólos industriais de Ilhéus e Itabuna, e possui vários profissionais trabalhando nessas empresas. No decorrer de 35 anos foram formados cerca de 500 técnicos em alimentos, sendo que 40% estão atuando na área, 30% em áreas afins, 20% continuaram os estudos, e 10% não se dispõe de informações.

O Curso Técnico em Alimentos habilitará o profissional para ter uma visão estratégica globalizada do setor produtivo de empresas do setor alimentício, com domínio dos processos industriais nas áreas de beneficiamento, transformação, conservação, desenvolvimento de novos produtos e controle de qualidade dos alimentos.

O objetivo principal do Curso de Técnico em Alimentos é formar profissionais técnicos de nível médio com habilidades para atuar nos setores produtivos da área de alimentos, envolvendo o planejamento, execução e acompanhamento das operações inerentes ao processamento dos produtos alimentares, observando as demandas e tendências tecnológicas regional, estadual e nacional.

O Técnico em Alimentos pode trabalhar em laboratórios de análise (como analista ou supervisor) ou na industrialização de alimentos de origem vegetal ou animal, visando à melhoria da qualidade e da segurança do alimento. Esse profissional encontra campo em qualquer empresa da área de alimentos, aditivos, insumos, água, embalagens, na vigilância sanitária, na agroindústria, em institutos de pesquisa e, também, na indústria de nutrição animal.

O cenário dos setores produtivos da economia baiana é de expansão. No setor industrial, a indústria de alimentos está entre os segmentos mais importantes e contabiliza 673 estabelecimentos e 9 sindicatos filiados à Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), segundo o Guia Industrial do Estado da Bahia 2006 – 2007 FIEB, ano 2006.

Coordenador: Cristiane Pereira de Lima
Contato: cristiane.pereira@ifbaiano.edu.br
Coordenadora substituta: Elck Almeida Carvalho
Contato: elck.carvalho@ifbaiano.edu.br

Saiba mais sobre o Projeto Pedagógico em: https://goo.gl/g1xa2D

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Uruçuca

Rua Dr. João Nascimento - S/N - Centro, Uruçuca-Bahia, CEP: 45680-000
Tel.: (73) 3239-2222

Diretor: Daniel Carlos Pereira de Oliveira
E-mail: gabinete@urucuca.ifbaiano.edu.br

Ir para o Topo

icone-lei-acessibilidade-sem-fundo

Lei de Acesso a Informação