Início do conteúdo
Histórico

O Campus Valença do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) originou-se da antiga Escola Média de Agropecuária Regional da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – EMARC – Valença, que iniciou suas atividades como centro de treinamento profissionalizante em 14 de abril de 1980, de acordo com a Lei 5.692. Em 1998, passou a ofertar dois cursos: o Ensino Médio e o Curso Técnico com Habilitação em Agropecuária, conforme orientava a Lei de Diretrizes e Bases – Lei nº 9.394/96.

Mas, é em 29 de dezembro de 2008 que a EMARC transforma-se, adquirindo um novo perfil institucional através da integração à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica como campus do IF Baiano (Lei nº 11.892/2008). Entretanto, a completa gestão da unidade pelo IF Baiano se efetiva a partir de 2010, com a posse do diretor-geral pro-tempore Francisco Harley de Mendonça.

Com isso, os compromissos e responsabilidades sociais ganharam novas dimensões, pois os institutos federais devem ter 50% das suas vagas direcionadas à educação profissional técnica de nível médio e 20% à formação de professores para a Educação Básica (licenciaturas), além de ofertar outras modalidades de cursos de graduação (tecnológicos, bacharelados e engenharias) e pós-graduação (lato sensu e strictu sensu).

A articulação ensino/pesquisa/extensão e sociedade nos desafia a construir um novo arranjo educacional para a unidade, o que abrirá mais perspectivas de desenvolvimento socioeconômico local e regional. O Campus Valença oferece, atualmente, o Curso Técnico Integrado em Agroecologia e Agropecuária; o Curso Técnico Subseqüente em Meio ambiente e Agropecuária; e o Curso Técnico Subseqüente, na modalidade EAD em Segurança do Trabalho e Logística.

Com a combinação de eixos como Ciência, Cultura e Trabalho o Campus Valença solidificará um espaço de interação junto aos municípios pertencentes ao território de identidade do Baixo Sul, consolidando a formação de profissionais cidadãos, sintonizados e preparados para lidar com as realidades do país.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Valença

Rua Glicério Tavares, S/N, Bate Quente, Valença-Ba, CEP: 45400-000

Tel.: (75) 3641-5270
Diretor: Franciso Harley de Oliveira Mendonça
E-mail: gabinete@valenca.ifbaiano.edu.br
Ir para o Topo

icone-lei-acessibilidade-sem-fundo

Lei de Acesso a Informação