Estudantes e servidores do campus Xique-Xique visitam a SemiáridoShow 2017
Última atualização: 15/12/2017 - 13:26 horas | Data de publicação: 15/12/2017 - 13:23 horas

O evento ocorreu entre os dias 07 e 10 de novembro em Petrolina-PE

Todossite2

No mês de novembro uma caravana formada por estudantes, docentes e técnicos do IF Baiano campus Xique-Xique viajou até Petrolina Pernambuco para conhecer de perto a SemiáridoShow. O evento realizado bi anualmente pela EMBRAPA Semiárido e patrocinado pelo Governo Federal, Governo dos estados da Bahia, Pernambuco e organizações parceiras, é considerado a maior feira da agricultura familiar do Nordeste. Nesta edição o evento trouxe como tema o “Bioma Caatinga, Recursos Hídricos e Tecnologias: Perspectivas Socioambientais”, mostrando tecnologias sociais que vem sendo desenvolvidas pela EMBRAPA e seus parceiros.

O evento além de demonstrar tecnologias que permitem a convivência com o semiárido, ofereceu a seus participantes espaços de capacitação e workshops. “Foi tudo muito proveitoso gratificante, posso afirmar que aprimorei meus conhecimentos em tudo que foi apresentado e exposto ali. Isso nos possibilitou a ter conhecimentos importantes de todas as novas técnicas, manejos, estratégias e ações para convivência com o nosso Semiárido nos fazendo acreditar que é possível o processo de desenvolvimento na nossa região, bastamos conhecer as novas técnicas e aplicá-las corretamente”, disse a estudante Ana Paula Medeiros do curso de Formação Inicial (FIC) de Operador de Sistemas de Irrigação.

De acordo com a Emile Santos, Mestra em Ciências Florestais e professora do IF Baiano, essa viagem foi de grande importância para os alunos dos cursos FIC, pois puderam ver inovações e tecnologias que permitem a convivência com o semiárido, clima típico da nossa região, algumas delas ainda não publicadas; diversidade de técnicas de plantios com culturas nativas da Caatinga e ainda vivenciaram na prática conceitos aprendidos em sala de aula. Para o Instituto, essa interação dos nossos alunos e docentes com eventos como esses torna o aprendizado mais prazeroso, mostra a viabilidade de execução das técnicas tanto em comunidades quanto em nossos campos experimentais e assim o aprendizado se amplia, unindo teoria e prática, reiterou a professora.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Xique-Xique

Rua Virgílio Bessa, 740, Paramelos - Xique-Xique, Bahia.

E-mail: gabinete@xique-xique.ifbaiano.edu.br