Visita técnica em comemoração ao Dia do Técnico em Agropecuária
Última atualização: 30/10/2018 - 12:25 horas | Data de publicação: 11/10/2018 - 9:03 horas

No dia 29 de setembro de 2018 o Campus Xique-Xique realizou uma visita à propriedade rural Companhia do Bode, localizada no Km 12 da rodovia BA-160, sentido Xique-Xique – Barra. Na ocasião, os alunos do curso Técnico Subsequente em Agropecuária das turmas 2018.1 e 2018.2 foram acompanhados e supervisionados pelos professores Carolina da Silva, Denise Ferreira, Emile Suze Santos, Claudete Maria da Silva e Djalma Filho durante as atividades desenvolvidas das 8h às 12h. Além de estudantes e professores a visita técnica também contou com a presença e colaboração dos técnicos em agropecuária Diego Lima e Jorge Ivan de Souza.

A visita técnica teve como objetivo proporcionar aos discentes um momento de conhecimento prático visando complementar o processo de ensino-aprendizagem por meio da observação e aplicação dos conceitos estudados em sala de aula. Ao chegar à propriedade, professores e alunos foram recebidos pelo proprietário que forneceu uma explanação a respeito da sua história de vida ligada à Companhia do Bode e à produção animal. O senhor Antônio Vargas ressaltou a importância da formação destes novos profissionais no Instituto Federal Baiano e afirmou com veemência a necessidade de pessoal com conhecimentos técnicos na área agropecuária em Xique-Xique e região.

Após este momento os discentes foram acompanhados pelos docentes, técnicos e pelo funcionário da propriedade, o Sr. Luís, em um breve passeio pelas instalações para terem uma visão geral do sistema de criação. Então, os discentes foram divididos em três grupos, cada um deles acompanhado por um ou mais docentes. Os grupos se revezaram entre os professores que versaram sobre os seguintes temas: Construções e Instalações Rurais, Manejo Geral de Ovinos e Forragem.

Abaixo seguem algumas fotos do dia de campo realizado com os alunos do curso Técnico Subsequente em Agropecuária.

01. Explanação Vargas

O proprietário da Companhia do Bode, Sr. Antonio Vargas, realizando uma breve explanação sobre a história da propriedade e a importância do conhecimento técnico no cenário agropecuário de Xique-Xique e região.

02. Discentes visita pastagem 03. Discentes visita pastagem 2

Discentes visitando a pastagem irrigada de capim Panicum maximum cv. Mombaça, onde os ovinos das raças Dorper, Santa Inês e mestiços realizam o pastejo rotacionado.

04. manejo geral de ovinos   05. manejo geral de ovinos 2

Manejo geral dos ovinos da propriedade Companhia do Bode.

06. Discentes, docentes e técnicos

Discentes, docentes e técnicos durante a visita técnica em comemoração ao dia do Técnico em Agropecuária.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Xique-Xique

Rodovia BA 052, Km 468, s/n - Xique-Xique, Bahia, CEP: 47.400-000