NEABI realiza evento no Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Última atualização: 30/07/2019 - 11:29 horas | Data de publicação: 30/07/2019 - 11:20 horas

O dia 25 de julho é utilizado para relembrar a luta das mulheres negras latino-americanas e caribenhas por uma sociedade mais justa e igualitária. Além disso, a data também é instituída no Brasil como dia Nacional de Teresa de Benguela, uma importante líder quilombola do século XVIII que esteve à frente do quilombo de Quaritetê na luta e resistência contra a escravidão de negros e indígenas.

Neste dia, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do campus Xique-Xique organizou um evento junto aos estudantes e servidores nos turnos da manhã e da tarde. Neste momento foi realizada uma breve explanação sobre o tema e também sobre Teresa de Benguela. Em seguida os presentes assistiram o documentário “Cores Pretas”, disponível na plataforma Youtube.

Logo em seguida houve uma pausa para um debate e depoimentos acerca de racismo e machismo e todas as dores e traumas que eles representam na vida de mulheres negras.

No momento cultural do evento o discente do curso FIC de Espanhol e também representante de Xique-Xique no FAMIF desse ano, Lucas Barreto, presenteou a plateia com duas de suas poesias intituladas “Vida de Negro” e “Ser Negro”. Além de Lucas, o trio de servidores, e também representantes do campus no FAMIF, Adilton Rubem, Carolina Gonzales e Lívia Santana apresentou-se com a música “Triste, louca ou má” do grupo Francisco El Hombre. Enquanto a música era entoada, as fotografias das alunas e servidoras negras do nosso campus foram projetadas e apreciadas pela comunidade acadêmica, fruto do trabalho do professor e fotógrafo Sóstenes de Oliveira.

O NEABI campus Xique-Xique iniciou suas atividades em janeiro de 2018 e tem como objetivo fomentar a discussão, articular e promover ações referentes ao respeito à diversidade étnico-racial e à proteção de direitos de pessoas e grupos étnicos atingidos por atos discriminatórios, a exemplo do racismo, por meio de assessoramento ao ensino, à pesquisa e à extensão. Nesse sentido, o núcleo tem o compromisso de fortalecer ações que valorizem e divulguem as atuações da mulher negra, sua luta e resistência no enfrentamento cotidiano ao racismo estrutural. Todos estão convidados a fazer parte do NEABI e assim participar das reuniões, formações e também organização de outros eventos. Acompanhe as atividades do núcleo pelo seu perfil no Instagram @neabixique.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Xique-Xique

Rodovia BA 052, Km 468, s/n – Zona Rural, Xique-Xique, Bahia, CEP: 47.400-000