Início do Menu

Aprovado o 1º Mestrado do IF Baiano
Categorias: Propes |

26/11/2014 às 10:00

Saiu nesta terça-feira (25/11/2014) o resultado dos cursos de Mestrado credenciados pela CAPES; e a novidade é que o IF Baiano é um dos 06 (seis) Institutos da Rede Federal que aprovou uma proposta dentre as 34 (trinta e quatro) selecionadas pela CAPES para todo o país.

O Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido é mais uma importante realização do Instituto Federal Baiano e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação. A aprovação da proposta é fruto de um esforço coletivo entre profissionais do IF Baiano e da Embrapa Mandioca e Fruticultura que estavam engajados e envolvidos no desenvolvimento e elaboração da APCN (Apresentação de propostas para cursos novos); esse grupo de trabalho ganhou força a partir do estudo/mapeamento elaborado pela PROPES a cerca da expertise e das ações preexistentes entre os profissionais do IF Baiano e a Embrapa. Assim sendo, a aprovação desse Mestrado só vêm coroar o trabalho que esses profissionais já vinham desenvolvendo juntos desde o ano de 1997.

O referido mestrado que ocorrerá no Campus Guanambi visa potencializar a qualificação de profissionais, conferindo competências para avaliação crítica, intervenção e resolução de problemas que limitam a produção vegetal no semiárido, bem como para o desenvolvimento de tecnologias aplicadas a resolução destes problemas.

Pretende-se com a criação e desenvolvimento deste curso, capacitar profissionais para prática avançada e transformadora de procedimentos e processos aplicados à produção vegetal no semiárido, por meio da incorporação de método científico, estudos e técnicas diretamente relacionadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional.

Duas linhas de pesquisa serão contempladas: Agricultura Irrigada (1) e Agricultura de Sequeiro (2). O curso terá previsão de inicio a partir de março de 2015 e tem como característica o método da alternância, permitindo a capacitação de profissionais sem a necessidade do afastamento integral das suas atividades.

Texto: Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação

*Este texto não tem cunho jornalístico. Quaisquer opiniões e informações são de responsabilidade dos seus autores.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano

CNPJ: 10.724.903/0001-79 Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | Telefone: (71) 3186-0001
Reitor: Geovane Barbosa do Nascimento | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br / faleconosco@ifbaiano.edu.br