Início do Menu

Categorias: Curso, Educação |

11/06/2015 às 14h

Atualizada em 12/6/2015 às 8h20

Em maio deste ano, o IF Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa aprovou a implantação do curso superior em engenharia agronômica através da Resolução CONSUP 012/2015. Com duração de cinco anos e seleção anual, o curso superior terá início de suas atividades no segundo semestre letivo deste mesmo ano.

São 40 vagas disponíveis para o segundo semestre de 2015. Para se inscrever, os candidatos devem ter realizado o ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio) no ano de 2014 e, para ingresso em 2016, os candidatos deverão realizar o ENEM do ano anterior. As inscrições, através do SISU 2015 do segundo semestre, têm início previsto para o dia oito de junho e término para o dia dez do mesmo mês. Logo em seguida, a Reitoria realizará o processo seletivo para as demais vagas.

A ideia do curso surgiu de uma demanda expressa em estudos realizados em 2014 e envolveu diversos segmentos das comunidades consideradas público-alvo. As comunidades de Bom Jesus da Lapa, dos municípios do Território da Cidadania Velho Chico e da Bacia do Rio Corrente são uma das regiões mais beneficiadas pelo início deste curso de nível superior. Estima-se que a procura deva superar dez candidatos por vaga.

Felipe Nonato está interessado em se candidatar a uma das vagas do curso e relatou, “as expectativas sãs as melhores possíveis, o curso é uma grande conquista para os jovens de nosso território; creio que será um divisor de águas para nosso campus”, disse.

O curso de bacharelado em agronomia será de grande ajuda para diversidade sociocultural e produtiva como comunidades quilombolas, assentamentos de reforma agrária, comunidades indígenas, fundos de pasto, agroextrativistas e ribeirinhos.

Para ingressar no curso, o aluno terá duas formas: 50% das vagas será pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) e 50% será por  seleção de sistema específico do IF Baiano/Reitoria, utilizando da nota do ENEM.

Ascom/Jornalismo/Reitoria

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano

CNPJ: 10.724.903/0001-79 Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | Telefone: (71) 3186-0001
Reitor: Geovane Barbosa do Nascimento | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br / faleconosco@ifbaiano.edu.br