Início do Menu

Estudantes recebem orientação sobre o Programa Ciências Sem Fronteiras
Categorias: Ciência Sem Fronteiras |

28/01/2015 às 11:38

Nesta segunda-feira, foi realizado, no Campus Catu, um encontro com os estudantes dos cursos de graduação (Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – ADS – e Licenciatura em Química) para apresentação do Programa Ciências Sem Fronteiras (CsF), por Victor Silva, coordenador institucional do Programa no IF Baiano. “O objetivo do CsF é o desenvolvimento científico e este intercâmbio leva o estudante a conhecer diferentes formas de fazer ciência e acima de tudo reelaborar os conhecimentos adquiridos no IF Baiano. Além disso, o CsF é uma experiência cultural e linguística”, afirmou.

De acordo com o coordenador do curso de ADS, Tarsio Cavalcante, a iniciativa surgiu para estimular os estudantes a participarem do Programa. “Para os nossos cursos superiores, o intercâmbio se revela como uma oportunidade de conhecer novas tecnologias e aprimoramento do nosso estudante. Na instituição do exterior, o estudante vai aprimorar seus conhecimentos e, ao retornar ao IF Baiano, vai poder compartilhar essa nova bagagem científica para o enriquecimento da nossa instituição”, disse.

O estudante de ADS, Jardel dos Santos, está se preparando para participar do CsF. Ele tem estudado inglês na plataforma do E-Tec Idiomas e pretende realizar o TOEFL. “Sempre desejei participar de um programa de intercâmbio. O meu interesse surgiu antes do ingresso na graduação, inclusive esse foi um dos fatores que me levou a escolher a instituição e o curso que faço hoje. Participar do Ciências sem Fronteiras é uma experiência incrível e única”, falou.

De acordo com a Coordenação Institucional do CsF, doze estudantes do IF Baiano já participaram do Programa, sendo que oito já retornaram ao Brasil após passarem um período em países como os Estados Unidos, Itália, Austrália, Irlanda e Canadá. “Todos os cursos superiores que são ministrados no IF Baiano fazem parte das áreas prioritárias do CsF, o que abre mais possibilidades de participação dos nossos estudantes”, disse Victor. O Programa contempla alunos tanto da graduação como da pós-graduação. “Todos nós sabemos que o contato intercultural leva a uma compreensão mais humanizada do mundo, isto porque leva a reavaliar o modo como vemos o outro. Provavelmente, um estudante que teve a oportunidade de participar do CsF, é um estudante diferenciado e que profissionalmente pode se destacar, até porque para o currículo profissional é um grande agregador de valor simbólico”, concluiu Victor.

Ascom/Jornalismo/Reitoria

Confira outras notícias sobre o CsF, na TV Bem Baiano:

Aluno viaja pelo Programa Ciência Sem Fronteiras

Outros vídeos:

TV Bem Baiano #1 (Segundo Tempo, CsF e Assistência Estudantil)

Aluno fala sobre CsF

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano

CNPJ: 10.724.903/0001-79 Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | Telefone: (71) 3186-0001
Reitor: Geovane Barbosa do Nascimento | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br / faleconosco@ifbaiano.edu.br