A Semana da Biblioteca faz parte do projeto “Biblioteca Viva” que engloba oficinas de reparo de livros, poesia, construção textual, painel de leitores, leitura e interpretação de contos, peças teatrais entre outras atividades culturais que são produzidas durante todo o ano e culminam com a realização da Semana da Biblioteca. Este ano, a 10ª edição contou com uma programação bastante diversificada, contemplando públicos de várias faixas etárias.
A programação do evento prestou uma homenagem ao centenário do músico Luiz Gonzaga – O rei do Baião, com uma palestra sobre o “Nordeste, ontem e hoje: perspectivas”. A ideia era destacar as riquezas econômicas, políticas e culturais emblemáticas desta região; exaltando as canções de Luiz Gonzaga que descreve, com riqueza de detalhes, os tipos nordestinos e as dificuldades do povo sertanejo.
Houve também uma homenagem ao centenário de Jorge Amado que contou com a presença do seu neto – Jorge Amado Neto – que proferiu palestra sobre vida, obra e legado do escritor. J. A. Neto falou do amor incondicional que seu avô tinha pela Bahia e da construção dos personagens quase caricaturais cujo “material de laboratório” fora retirado das ruas, dos becos e vielas da velha São Salvador, também da historicidade da obra com o foco na política coronelista cacaueira, além do reconhecimento mundial da produção literária deste escritor. A Fundação Casa de Jorge Amado corroborou com a homenagem fornecendo material publicitário que serviu de amostra para os visitantes durante o evento e o Escritório Copyright que detém o direito autoral das obras de Jorge Amado, autorizou a veiculação das imagens do escritor em todo material publicitário do evento (outdoor, banner, marcadores de textos, faixas, cartazes…).
Um dos pontos altos do evento são os concursos de poesia, redação, história em quadrinhos, painel de leitores e o jogo linguistico e literário, onde os alunos do próprio instituto bem como de outras escolas públicas rivalizam construtivamente acerca desses saberes. Vale lembrar que o instituto premia os melhores representantes de todos as categorias, a fim de motivá-los a participação ampla e irrestrita, e fazê-los reconhecer sua capacidade de produzir e verbalizar tal conhecimento.
A Semana da Biblioteca é um projeto de ensino e extensão do Campus Catu e tenciona propagar a cultura de leitura de livros não apenas na biblioteca do instituto, mas em todas as escolas públicas, inclusive da zona rural do Municipio de Catu, com a delimitação e organização de um espaço bibliotecário nestes locais, para atender, em especial, às comunidades carentes que não têm acesso ao bem mais precioso da contemporaneidade: a informação. A intenção para as próximas edições é envolver todos os campi do instituto nas atividades relacionadas ao evento de modo a promover um grande intercâmbio de identidade cultural e futuramente institucionalizar tal evento, a fim de movimentar e contemplar as bibliotecas do instituto não como “lugar-comum” mas como espaço apropriado de interação e apropriação do conhecimento.
Confira aqui a premiação do evento
(Fotos: Ascom/IF Baiano – Campus Catu/ Texto: Simone Simões da Silva – Assistente de Biblioteca – Campus Catu)