Início do Menu

Categorias: EAD, Educação a Distância, Eventos |

11/12/2013 às 20:45

Atualizado em 12/12/2013 às 10:10

Na tarde de hoje, os coordenadores de polo, tutores presenciais e a equipe da Diretoria de Educação a Distância puderam ouvir sobre as experiências de sucesso em EaD da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, da Universidade Estadual da Bahia e do Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) da Secretaria de Educação do Estado. Para compartilhar essas experiências, foi composta uma mesa-redonda com o superintendente da Educação a Distância da UFRB, Ariston Cardoso, a gerente de Desenvolvimento da EaD da UNEB, Kathia Marise Borges Sales (UNEB) e a coordenadora Executiva do EMITec, Leticia Machado dos Santos.

O professor Ariston destacou que, para as instituições que estão começando com Educação a distância, é importante trabalhar em quatro linhas: Institucionalização, Infraestrutura, Cursos e Polos. “Educação a distância deve ser discutida como pertencente à universidade e não como um programa”, ressaltou.

Já a professora Kathia tratou da oferta semi-presencial nos cursos de graduação. Hoje, a UNEB atende 24 cidades, 16 Territórios de Identidade, com 146 cursos de graduação, totalizando 40 mil estudantes. A professora cogitou sobre a necessidade de superar a dicotomia entre o ensino presencial e a distância, através da convergência das práticas que incorporam elementos comuns.  “EaD é antes de tudo educação”, reforçou. “É preciso pensar em questões políticas, epistemológicas e filosóficas”, concluiu.

Convidada para compartilhar a experiência em EaD no Ensino Médio, a professora Letícia abordou sobre a necessidade de planejamento administrativo e pedagógico para produção da teleaula. Além da utilização de multimídias, uma das metodologias do EMITec é a interação com o aluno de forma direta, durante as aulas, que estão estruturadas em três momentos: exposição, produção e interatividade. “Todo o cuidado, desde o planejamento das aulas até a seleção do professor e sua formação, tem sido um diferencial”, afirmou. Durante sua apresentação, foi exibido um vídeo mostrando a estrutura do Programa. Ela também mostrou casos de superação de alunos do EMITec.

Entre os temas colocados em pauta pelos participantes do Enead para os palestrantes trataram sobre soluções para internet, a diferença entre Universidade Aberta do Brasil e EaD, a concepção da EaD e a educação presencial, além de estrutura e administração dos polos.

Ascom/Reitoria

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano

CNPJ: 10.724.903/0001-79 Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | Telefone: (71) 3186-0001
Reitor: Geovane Barbosa do Nascimento | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br / faleconosco@ifbaiano.edu.br