Início do Menu

Notícias Anteriores

Professores tem projeto aprovado na área de agroecologia
Categorias: Pesquisa |

02/01/2014 às 11:13

Foi com o objetivo de criar uma maneira diferente de produzir muda de cacau, envolvendo alunos e produtores e conseguir montar o laboratório de agroecologia que professores do campus Valença, criaram o projeto intitulado “Produção agroecológica de mudas de cacau micorrizadas e adubadas com composto organomineral”.

O trabalho foi elaborado pelos professores Francisco de Sousa Lima, Carla da Silva Sousa, Francisco Harley Mendonça Oliveira e Tatiana Sant’Anna de Souza. “O projeto trata de um novo modelo de produção de mudas de cacau na Bahia. Propomos entrar nessa área de produção de mudas com micorrizas, que são microorganismos simbióticos, colaborando na qualidade da produção e utilizando matéria orgânica processada, oriunda principalmente do resíduo do dendê”, explica o professor e coordenador do projeto, Francisco Lima.

Aprovado pela Fundação FAT-VITAE, instituição que possui um programa com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento da educação profissional técnica de nível médio no Brasil, foi destinado um recurso no valor de de R$ 139.426,32 reais para a implementação do projeto. Será instalado, no Campus Valença, em 2014, para estudantes do ensino técnico de nível médio, o primeiro laboratório de Agroecologia com equipamentos para aferição da fertilidade, microbiologia do solo e nutrição de plantas. Adicionalmente, serão adquiridos de 220 livros técnicos na área de agroecologia.

Estudantes, produtores rurais, professores, técnicos e pesquisadores da região do Baixo Sul da Bahia, participarão das etapas do projeto através de minicursos, palestras, seminários e visitas técnicas. “O público participa do processo de construção e de desenvolvimento do projeto. Isto nós chamamos de extensão inovadora. Estamos pesquisando e promovendo, paralelamente, a extensão rural e participativa”, afirma o professor Francisco. Será elaborada uma cartilha técnica para produtores rurais, contendo orientações sobre o processo de produção agroecológica de mudas de cacau e os resultados obtidos na pesquisa serão divulgados em eventos científicos e em periódicos científicos nacionais especializados no tema.

Ascom/ Reitoria

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano

CNPJ: 10.724.903/0001-79 Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | Telefone: (71) 3186-0001
Reitor: Geovane Barbosa do Nascimento | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br / faleconosco@ifbaiano.edu.br