Início do Menu

Categorias: Eventos |

24/12/2014 às 8h57

Atualizada em 12/01/2015 às 10:33

Na semana passada, nos dias 18 e 19, a equipe envolvida com o Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido esteve reunida com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propes) a fim de desenvolver ações com vistas à implementação/início do curso.

Na oportunidade, foi convidada a professora doutora Tânia Maria Hetkowski, coordenadora do curso de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) que tratou do tema “Mestrado Profissional: princípios, fundamentos legais, desafios, perspectivas e diferenças em relação ao mestrado acadêmico”. Como aspectos importantes para implantar o curso, a professora ressaltou a necessidade de o curso já dispor, quando do seu início, de instrumentos legais e que estes sejam publicizados com os alunos.

Para o pró-reitor de pesquisa e inovação, Delfran Batista, esse passo inicial é fundamental, pois oportuniza aos envolvidos com o projeto, ainda em 2014 – ano de aprovação do curso junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – a elaboração de um plano de trabalho a ser desenvolvido com vistas à viabilização do início do curso o quanto antes, no ano de 2015, além de ter sido viabilizada a apresentação da matéria no Colégio de Dirigentes, ainda em 2014.

Já o coordenador geral de pós-graduação, Gessionei Santana, esclarece que os próximos passos para o início do curso são: cadastramento do curso junto à Capes; solicitação de cota de bolsas à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb); conclusão do regimento geral da pós-graduação do IF Baiano; conclusão do regimento do curso de Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido; elaborar e publicar edital de processo seletivo; e construção do Projeto Pedagógico de Curso, a partir da proposta de curso aprovada pela Capes.

Gessionei reforça também que, entre os maiores desafios, estão: “a inserção/viabilização da atuação do IF Baiano, em nível de Pós-Graduação, em uma estrutura institucional tradicionalmente focada na oferta de ensino técnico de nível médio; e a assimilação de todos os envolvidos com o curso do real sentido do Mestrado Profissional de modo a colocar em prática os verdadeiros princípios que regem e norteiam esta modalidade de mestrado”.

Já, entre as maiores oportunidades, estão: “a inserção do IF Baiano no rol de instituições de ensino superior que ofertam cursos de pós-graduação e, consequentemente, permitir ao IF Baiano cumprir mais uma das finalidades dos Institutos Federais; em face à capilaridade do IF Baiano, a interiorização da oferta de cursos de Pós-Graduação no Estado da Bahia, sobretudo em regiões e,ou, áreas de conhecimento não cobertas pelas universidades; contribuir com a formação de recursos humanos, em nível de pós-graduação, com foco na solução de problemas que consistem em gargalos na cadeia produtiva; contribuir com a agenda de desenvolvimento do país, mediante a inserção do viés da inovação tecnológica e a consideração do contexto social, econômico e cultural dos arranjos produtivos locais, da região de inserção e de atuação do Campus-Sede do curso; a verticalização da pesquisa; a maior visibilidade do IF Baiano perante aos diversos setores da sociedade; o maior potencial para captação de recursos financeiros de agências de fomento externas, pelo IF Baiano; entre outras”, finaliza.

Vagas: 10 (dez)

Publicação do edital: previsão em fevereiro de 2015

Pós-Graduação (Saiba mais)

Ascom/Jornalismo/Reitoria